PSDB – RS

Governos tucanos concluem campanha “Maio Amarelo” com ações educativas pelo país

A quarta e última semana da campanha internacional “Maio Amarelo 2017” foi marcada por ações de conscientização e de educação para o trânsito em várias administrações tucanas pelo Brasil. A mobilização tem como objetivo principal chamar a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O tema escolhido para a ação deste ano é #MinhaEscolhaFazADiferença que enfatiza a importância de tomar as decisões corretas em relação à postura no trânsito. Usar ou não o cinto de segurança, beber ou não antes de dirigir, atender ou não o celular, entre outras medidas indispensáveis para a segurança do condutor, passageiros e para a redução de acidentes.

O estado de São Paulo, governado pelo tucano Geraldo Alckmin (PSDB), está realizando a campanha #FocaNoTrânsito, uma vertente do “Maio Amarelo”, com o intuito de alertar para a falta de atenção no trânsito. Segundo a Infosiga SP, ferramenta do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito que reúne estatísticas do setor, 94% dos acidentes com mortes são originários de falhas humanas, como imprudência e distração.

Para aproximar a população do tema, pessoas fantasiadas de foca estão circulando por espaços públicos e privados para estimular as práticas seguras em ruas e rodovias. O diretor-presidente do Detran-SP, Maxwell Vieira, aconselha a deixar o telefone de lado. “Na hora de dirigir. Temos que nos conscientizar de que com a mudança de comportamento salvamos vidas” afirmou em entrevista ao site da prefeitura do estado.

Temas diferentes como o uso do cinto de segurança, não dirigir após ingerir bebidas alcoólicas, respeitar os limites de velocidade e não usar o celular, tanto para os motoristas ao dirigir, como para os pedestres, ao atravessar a rua foram outros temas abordados durante a campanha.

Sob a administração de Simão Jatene (PSDB), o estado do Pará também aderiu à campanha “Maio Amarelo”. O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém , realizou durante todo o mês o projeto contínuo “Direção Viva”, outra extensão da campanha mundial,  com ações de educação voltadas para a conscientização sobre os prejuízos dos acidentes de trânsito. A iniciativa continuará durante todo o ano em todas as unidades públicas de saúde do estado, gerenciadas pela Pró-Saúde.

Os estados de Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul apostaram em ações nas escolas para conscientizar crianças e adolescentes sobre o tema.

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul, estado administrado por Reinaldo Azambuja (PSDB), abriu o movimento no colégio estadual Mace. A ação reuniu cerca de 800 estudantes da Educação Infantil e do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental. Na ocasião, os alunos realizaram abordagem aos condutores que passavam pela Avenida Fernando Corrêa da Costa para entregarem panfletos e adesivos, a fim de conscientizar sobre as atitudes no trânsito.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) do Mato Grosso, estado governado pelo tucano Pedro Taques (PSDB), abriu as portas para receber cerca de 60 estudantes da Escola de Educação Básica Fundação Bradesco de Cuiabá. Durante a visita, as crianças, juntamente com os professores, assistiram palestras educativas sobre segurança no trânsito. O objetivo foi promover a interação das crianças com a temática ‘trânsito’ e a aprendizagem de forma lúdica.

O transporte seguro de animais foi o tema escolhido para as últimas ações da “Maio Amarelo” do governo de Goiás. No último domingo (28), uma “cãominhada” realizada no parque Amazônia, alertou para as maneiras corretas de se transportar os bichos de estimação.

De acordo com a gerência de comunicação do Detran de Goiás, a retenção de animais de estimação em caixas ou coleira é a forma mais segura para transportá-los. O ideal é que os pets estejam presos a cintos especiais, casinhas ou cadeiras adequadas, sempre no banco de trás, de forma que não comprometa a segurança do veículo ou dos passageiros em caso de batida. A Cãominhada é realizada pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), em parceria com o Observatório da Mobilidade e Saúde Humanas e Detran-GO.

O governo de Marconi Perillo também demonstrou preocupação com os ciclistas no trânsito. A administração organizou paralelamente a “cãominhada” o “Pedal Por Um Trânsito Mais Consciente”. O passeio ciclístico movimentou ciclistas profissionais, amadores e gente que utiliza a bicicleta como meio de transporte para promover a harmonia e o respeito entre todos os personagens do trânsito urbano.

Ver mais