Responsável por deixar como “herança” ao país a maior crise econômica da história brasileira, a ex-presidente Dilma Rousseff será homenageada com o título de “cidadã honorária de Brasília”. A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, nesta terça-feira (6), a homenagem para a presidente afastada. O deputado Chico Vigilante (PT) apresentou o pedido da honraria em 2011 e retomou a inciativa esta semana.
Segundo o site G1, 13 dos 24 deputados distritais votaram a favor da homenagem à petista. Ainda não há informações sobre a data de entrega da honraria, nem sobre a presença de Dilma à cerimônia – que geralmente ocorre no próprio plenário da Câmara durante sessões solenes.
O deputado federal Izalci Lucas (PSDB-DF) não concorda com a homenagem e considerou o título um “absurdo”. “Uma pessoa que quebrou o país, foi afastada por irresponsabilidade fiscal, deixou 12 milhões de desempregados, uma recessão nunca vista na história do Brasil nos últimos 100 anos ainda receber título de cidadão honorário? Um absurdo”, disse.
O tucano, que também tem o mesmo título, avaliou a honraria como “inadequada” e sugeriu a revogação do título. “A homenagem é incoerente e totalmente equivocada. Se eu tivesse na Câmara eu teria apresentado um documento para anular esse título”, concluiu.
A medida foi aprovada como “decreto legislativo” e, por isso, não precisa passar pelo crivo do governador Rodrigo Rollemberg. A publicação do texto deve ser feita no Diário Oficial da Câmara Legislativa até o fim da semana.