O número de consumidores inadimplentes aumentou nesse segundo semestre. Segundo os dados do Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor ( Serasa), a inadimplência subiu 19,4% em julho em comparação com o mesmo período do ano passado, foi a maior alta para o mês desde 2011. De acordo com a pesquisa, a taxa subiu 0,6% em relação a junho e avançou 5,9% frente a maio. As informações são do o Globo desta segunda-feira (17).
A Serasa revelou que a inadimplência não bancária (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica e água) foi a responsável pela alta do indicador, com aumento de 3,5%. O valor médio dessas dívidas apresentou alta de 10% de janeiro a julho de 2015, na comparação com o mesmo período do ano passado. O valor médio dos cheques sem fundos aumento para 10,4%. Já o valor médio da inadimplência com os bancos cresceu 0,9%.
Segundo a reportagem, o avanço da inflação, o aumento da taxa de desemprego e os juros altos são um dos fatores que prejudicam a saúde financeira dos consumidores e faz com que a população perca o poder de compra.