O Instituto Paraná de Pesquisas foi a campo na última segunda-feira e constatou, conforme publica o Blog do Noblat do site do jornal ‘O Globo’, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sequer chegaria ao segundo turno se tivesse como adversários numa eventual disputa presidencial os senadores Aécio Neves e José Serra ou o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. As simulações incluem ainda o nome da ex-senadora Marina Silva.
Caso o segundo turno da eleição presidencial fosse hoje, o presidente nacional do PSDB, Aécio Neves, venceria Lula com quase o dobro das intenções de votos: 54,7% a 28,3%.
O tucano também derrotaria Marina Silva, em um eventual segundo turno, com 49,2% das intenções de votos contra 35,2%.
A pesquisa também mostrou a piora na avaliação da gestão da presidente Dilma Rousseff. Sua desaprovação subiu de 74% em março para 83,6% agora em agosto.
A maioria dos entrevistados, 48,8% apostam que Dilma será afastada do cargo antes de terminar o mandato e 41,5% acreditam que essa saída desembocará em uma nova eleição.
Para 48,9% entre os 2.060 eleitores ouvidos em 154 municípios de todos os Estados, mais o Distrito Federal, a situação econômica do país piorou muito. E quase 50% admitem estar pessimistas ou muito pessimistas.
A situação econômica do país foi apontada por 49,2% como o fator que mais afeta a vida dos entrevistados. Já 47,1% indicam os escândalos de corrupção como o responsável pela piora da situação do país.
Pelo menos 42,4% atribuem a atual crise ao governo Dilma e 27,3% ao seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva.
Clique AQUI para ler íntegra da reportagem do Blog do Noblat.