PSDB – RS

Intenção de consumo das famílias acumula queda de 21,2% no ano e entra para zona negativa

zonaBrasília (DF) – A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou 96,4 pontos em maio, queda de 6,3% na comparação com o mês passado e 21,2% em relação a maio de 2014. É a primeira vez, desde o início da série histórica, que o ICF entrou na zona negativa, abaixo de 100 pontos. Os dados, anunciados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), estão na reportagem do Broadcast Político desta terça-feira (19).

De acordo com a CNC, todos os quesitos ligados a consumo (Nível de consumo atual, Perspectiva de consumo e Momento para duráveis) estão na zona negativa.

Apesar de ainda estarem acima de 100 pontos, os quesitos relacionados ao emprego (Emprego atual e Perspectiva profissional) apresentam tendência de queda, tanto na comparação mensal, quanto na anual. O percentual de famílias que se sentem mais seguras em relação ao emprego atual é de 37,2%. No mês passado, estava em 40%.

Ainda segundo a publicação, as famílias também avaliaram piora nas perspectivas em relação ao mercado de trabalho, com queda de 3,9% em comparação ao mês anterior, e de 9,5% ante maio de 2014.

Ver mais