PSDB – RS

Janot pede que denúncia contra Lula volte para as mãos de Sérgio Moro

Brasília- DF 26-08-2015 Foto Lula Marques/Agência PT   Procurador Geral da república, Rodrigo Janot, durante sabatina do senado.
Brasília- DF 26-08-2015 Foto Lula Marques/Agência PT Procurador Geral da república, Rodrigo Janot, durante sabatina do senado.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou um parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja enviada ao juiz Sérgio Moro. De acordo com informações de matéria publicada pelo jornal O Globo neste sábado (11), a decisão caberá ao ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato na Corte.

O ex-presidente é suspeito de ter obstruído a Justiça ao tentar evitar a delação de Nestor Cerveró, ex-diretor da área Internacional da Petrobras. As investigações sobre o envolvimento de Lula no esquema começaram após a delação premiada do ex-senador Delcídio Amaral (sem partido-MS), que chegou a ficar preso por tentar evitar a delação premiada de Cerveró.

Nos depoimentos à Justiça, o ex-senador afirmou que Lula estaria por trás dos planos de silenciar o ex-diretor da estatal. Ainda teriam participado do esquema Diogo Ferreira, ex-chefe de gabinete de Delcídio, o banqueiro André Esteves, o advogado Edson Ribeiro, o pecuarista e amigo pessoal de Lula José Carlos Bumlai e seu filho, Maurício Bumlai.

“Constatou-se que Luiz Inácio Lula da Silva, José Carlos Bumlai e Maurício Bumlai atuaram na compra do silêncio de Nestor Cerveró para proteger outros interesses, além daqueles inerentes a Delcídio e André Esteves, dando ensejo ao aditamento da denúncia anteriormente oferecida”, destacou Janot em um pedido enviado ao STF.

No âmbito da Lava Jato, Lula também é investigado nos casos do tríplex de Guarujá e do sítio em Atibaia, que estão sob os cuidados de Teori Zavascki. O ex-presidente ainda é alvo do inquérito-mãe da operação, que apura a formação de quadrilha responsável pelos desvios na Petrobras.

Clique aqui para ler a matéria do jornal O Globo.

Ver mais