O ex-ministro José Dirceu será indiciado nesta terça-feira (1) pela Polícia Federal por suspeita de corrupção e lavagem do dinheiro, dentro do âmbito da Operação Lava Jato. O petista, que foi o principal líder do primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é acusado de receber propinas das empresas que integravam o cartel que fraudava licitações na Petrobras. A propina chegaria a ele por meio de consultorias ‘de fachada’ prestadas pela sua empresa, a JD Consultoria.
“Não são operadores, essas pessoas dizem ‘faça’ e os outros fazem. Eles não tomam nota, não fazem reuniões com operadores financeiros. Simplesmente têm uma função de colocar as pessoas nos lugares certos e de determinar. José Dirceu, evidentemente, colocou Duque (Renato Duque) na função de diretor da Diretoria de Serviços da Petrobrás. Colocou Paulo Roberto Costa ( Diretoria de Abastecimento) atendendo a pedido de José Janene (ex-deputado, réu do Mensalão, morto em 2010)”, afirmou o procurador da República Carlos Fernando Lima sobre o ex-ministro, segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo sobre o tema.
A matéria do Estadão menciona que Dirceu é investigado pela Polícia Federal em cinco frentes – entre elas, a de que ele teria recebido propina referente à obra da refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco, cuja construção já fora definida como superfaturada pela própria Petrobras.
Clique AQUI para ler a reportagem do Estadão sobre o tema.