Condenado no Mensalão e no Petrolão, dois dos maiores escândalos de corrupção da história do Brasil, o ex-ministro José Dirceu agora é alvo do Ministério Público de Portugal. De acordo com denúncia apresentada pelo procurador Rosário Teixeira no âmbito da Operação Marquês, investigação portuguesa similar à Lava Jato, o petista supostamente teria recebido € 30 mil por mês de um executivo da empresa Portugal Telecom para usar sua influência política para ajudar a companhia a adquirir parte da Oi/Telemar. As informações são de matéria publicada nesta sexta-feira (3) pela Folha de S. Paulo com base em informações reveladas pela revista Visão e pelo jornal Observador, ambos de Portugal.
De acordo com a reportagem da Folha, os veículos de imprensa portugueses obtiveram as informações sobre Dirceu por meio do acesso ao conteúdo do interrogatório do ex-banqueiro Ricardo Salgado, acusado de comandar o esquema de corrupção na Portugal Telecom.
Apesar de o depoimento revelar com maior precisão o nível de participação do ex-ministro petista, seu possível envolvimento no caso já era citado por autoridades em Portugal desde 2015.
Clique aqui para ler a matéria da Folha de S. Paulo.