PSDB – RS

Justiça decreta falência da usina de Bumlai

Brasília (DF) – A Justiça de Mato Grosso do Sul decretou nesta quinta-feira (8) a falência da usina São Fernando, pertencente à família do empresário José Carlos Bumlai, amigo próximo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os empreendimentos, que ficam em Dourados (MS), têm uma dívida nominal de R$ 1,32 bilhão e estavam em processo de recuperação judicial desde 2013. Condenado a nove anos e 10 meses de prisão na Operação Lava Jato por crime de gestão fraudulenta e corrupção passiva, o pecuarista foi acusado de ter atuado em favor do petista em irregularidades.

Em novembro do ano passado, Bumlai teve a prisão preventiva convertida em prisão domiciliar por razões de saúde, pois sofre de cardiopatia e enfrenta um câncer de bexiga. Em abril deste ano, foi liberado da prisão domiciliar pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo desta sexta (9), em sua decisão, o juiz Jonas Hass Silva Júnior decretou a falência da São Fernando Açúcar e Álcool Ltda, da São Fernando Energia I Ltda, São Fernando Energia II Ltda, São Marcos Energia e Participações Ltda e São Pio Empreendimentos e Participações.

A convolação da recuperação judicial das empresas em falência foi pedida pelos credores e apoiada pela administradora judicial, que apontou a impossibilidade de recuperação dos empreendimentos.

Além da falência, o magistrado determinou que os dois membros da família Bumlai que são proprietários das empresas sejam afastados da gestão dos empreendimentos. O comando ficará a cargo da mesma administradora que vinha gerindo os negócios durante a recuperação judicial.

Segundo a reportagem, o pedido de falência já era esperado. No último dia 1º, os credores da companhia não aprovaram o plano de reestruturação apresentado pela usina. Procurada, a EXM Partners, consultoria que faz assessoria para a companhia, não quis comentar o assunto.

Clique aqui para ler a íntegra da matéria.

Ver mais