PSDB – RS

Lava Jato prepara três denúncias contra Lula por corrupção e lavagem de dinheiro

1023967-29042016-img_20160606_205523-300x200Após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki determinar que a maior parte das investigações envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja enviada ao juiz Sergio Moro, a força-tarefa da Lava Jato já prepara três denúncias contra o petista pelos crimes investigados pela operação.

De acordo com matéria publicada pela revista Época nesta terça-feira (14), os procuradores acreditam já haver provas suficientes para que o ex-presidente seja denunciado em três acusações separadas pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Uma delas seria pelos favores recebidos por Lula do pecuarista José Carlos Bumlai e das empreiteiras OAS e Odebrecht pelas reformas no sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP).

As outras duas denúncias que devem ser abertas tratam das supostas irregularidades envolvendo o apartamento triplex utilizado pelo petista em Guarujá (SP) e do aluguel de contêineres para o transporte dos bens de Lula para o sítio no interior paulista.

A reportagem da Época destaca que cada um dos atos de corrupção passiva poderia render três anos de prisão ao petista. Cada acusação de lavagem de dinheiro implicaria em dois anos de detenção. Assim, o Ministério Público pode pedir que o ex-presidente seja condenado a, no mínimo, 15 anos de prisão.

Além das três denúncias, Lula ainda pode ter que responder pela compra do silêncio de Nestor Cerveró, ex-diretor da área internacional da Petrobras, e pela suposta participação no esquema do petrolão.

Clique aqui para ler a matéria da revista Época.

Ver mais