Ao lado de uma comitiva de Pelotas, o governador Eduardo Leite sancionou nesta quinta-feira (31) a lei que inclui o pêssego e seus derivados no cardápio da merenda escolar da rede pública estadual de ensino. A proposta é de autoria do deputado pelotense Luiz Henrique Viana (PSDB). “Além de melhorar a qualidade da alimentação dos alunos com uma fruta tradicional no Estado, a lei vai fomentar a produção de agricultores familiares e o desenvolvimento da indústria”, destacou o parlamentar.
Presente na solenidade, realizada no Palácio Piratini, o presidente da Cooperativa de Apicultores e Fruticultores da Zona Sul, Valdemar Vahl, comemorou: “Esta lei representa a sobrevivência do pequeno agricultor no campo”. Dos 680 cooperativados, 300 são produtores de pêssego.
Dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apontam que a produção anual de pêssego na região de Pelotas é de cerca de 60 mil toneladas – 50 mil usadas pela indústria. O Rio Grande do Sul lidera a produção da fruta no país, com uma área de 13 mil hectares de pomares. Os gaúchos têm a maior representação do mercado nacional, com 40% do total.