PSDB – RS

Líder condena agressão da polícia chavista a deputados oposicionistas a Maduro

aloysio-nunes-foto-gerdan-wesley-300x213Brasília – “A marcha da Venezuela para a ditadura, aberta e declarada, acelera-se cada vez mais”. Foi assim que reagiu o novo líder do governo, senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), à agressão de policiais e militantes chavistas a deputados oposicionistas naquele país.

Os oposicionistas Julio Borges e Carlos Paparoni foram atacados nesta quinta-feira (9) em Caracas quando protestavam em frente ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE) para exigir a validação das assinaturas recolhidas para ativar um referendo revogatório contra o presidente Nicolás Maduro ainda neste ano, segundo informações da Folha de S.Paulo.

“Foi um gravíssimo incidente contra parlamentares da oposição que hoje compõem a maioria da Assembleia Nacional Venezuelana. Eles foram agredidos brutalmente”.

O senador tucano defendeu o referendo: “É preciso que o povo fale novamente através do referendo para, dentro das normas constitucionais, resolver o impasse”.

Aloysio Nunes lembrou que o presidente do Senado, Renan Calheiros, já havia convidado o também presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Henry Ramos Allup.

“Eu espero que essa visita possa se concretizar para que nós, que participamos de uma série de iniciativas para promover a volta daquele país à normalidade democrática, ouçamos explicações a respeito do que está acontecendo lá.”

O líder do governo disse esperar do Senado brasileiro atitudes eficazes para respaldar a luta dos venezuelanos sobre seus direitos.

Veja abaixo a íntegra do pronunciamento.

Ver mais