PSDB – RS

Lideranças de Santa Maria do Herval querem abrir cascata para visitação de turistas

SM do HervalO município de Santa Maria do Herval possui mais de 50 quedas de água, sendo que, entre elas, destaca-se a Cascata do Herval, com 125 metros de queda livre. O local está fechado para visitação de turistas, pois nas proximidades funciona uma pequena central hidrelétrica de propriedade da CEEE. Esse foi o motivo de reunião, na manhã desta terça-feira (21), entre o secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, o secretário de Turismo, Juvir Costella, o prefeito do município, Rodrigo Fritzen e lideranças.

De acordo com o prefeito, a intenção é dar acesso aos turistas a um mirante que já existe próximo a um restaurante, que hoje está fechado. “Nesse local há um estacionamento para, pelo menos, 30 veículos e não vai prejudicar em nada a estrutura existente”, afirmou. Já o vice-prefeito, Adriano Lechner, afirmou que “cada vez que ocorre a Festa da Batata os visitantes pedem para visitar a cascata, aproveitando o veranico de maio, mas o local está fechado”.

Redecker sugeriu uma visita ao local, nos próximos dias, de representantes das secretarias de Minas e Energia, Turismo, CEEE e prefeitura, para verificar na prática o que pode ser feito para que o ponto turístico seja entregue para visitação já no próximo verão.

O secretário de Turismo, Juvir Costella, manifestou-se pela abertura do local aos visitantes o quanto antes possível, “pois a cascata é o símbolo do município, está inacessível e localizado numa das regiões com maior potencial para o turismo no RS”.

O presidente da CEEE, Paulo de Tarso Pinheiro Machado, afirmou que a usina do Herval gera energia desde 1941 e que o setor elétrico é um dos mais regulados no país. “Qualquer solução que buscarmos para permitir a visitação no local tem que estar em consonância com as regras ambientais e para a geração de energia”.

Ver mais