PSDB – RS

Lula se torna réu na Justiça pela quarta vez

luladraoBrasília (DF) – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se tornou réu pela quarta vez nesta sexta-feira (16), agora na operação Zelotes. O juiz federal Vallisney Oliveira, da 10ª Vara da Justiça Federal, acolheu denúncia da Procuradoria da República contra o petista e seu filho Luís Cláudio Lula da Silva, entre outros investigados. Eles são acusados de envolvimento em organização criminosa, tráfico de influência e lavagem de dinheiro. As informações são do jornal O Globo deste sábado (17).

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), Lula e Luís Cláudio participaram de um esquema de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa envolvendo a compra de 36 caças Gripen pela Força Aérea Brasileira (FAB). O esquema teria ocorrido entre 2013 e 2015, ou seja, quando Lula já não era mais presidente.

Os procuradores apontam ainda indícios de irregularidades na prorrogação de incentivos fiscais destinados a montadoras de veículos por meio da Medida Provisória 627. Para os investigadores, o grupo atuou na formulação da MP-627 a fim de beneficiar alguns agentes públicos e privados.

Além deles, o casal Mauro Marcondes e Cristina Mautoni, sócios da consultoria M&M (Marcondes e Mautoni Empreendimentos e Diplomacia), também viraram réus. Em troca de apoio do ex-presidente, o casal de lobistas teria depositado R$ 2,5 milhões em uma conta de Luís Cláudio.

As investigações são parte da Operação Zelotes, que teve origem na apuração sobre venda de decisões do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), do Ministério da Fazenda.

Relembre

O ex-presidente já responde na Justiça Federal do Distrito Federal por tentativa de embaraçar a investigação da Operação Lava Jato. Na ação, ele é acusado de tentar evitar que o ex-diretor de Internacional da Petrobras Nestor Cerveró fizesse acordo de delação premiada.

Lula também responde por suposto favorecimento à empreiteira OAS em uma ação da Lava Jato, que tramita na Justiça Federal de Curitiba (PR).

Além dos processos na primeira instância, o petista é alvo de dois inquéritos da Lava Jato que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF): um que investiga a participação de políticos do PT em uma suposta quadrilha montada na Petrobras e outro que apura tentativa de obstrução à Justiça.

Clique aqui para ler a íntegra da matéria.

Ver mais