O prefeito eleito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr., anunciou na manhã desta quarta-feira (22), na sede do PSDB, mais dois nomes que integrarão o primeiro escalão de sua gestão. O professor universitário Adriano Naves de Brito será o titular da Secretaria de Educação, e o advogado e vereador eleito Ricardo Gomes assumirá a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Mais qualidade na educação
A educação será uma das prioridades da futura gestão, considerando que há uma série de gargalos a serem superados. Pecisaremos de gestão e diálogo para corrigir os problemas e oferecer mais qualidade no ensino”, afirmou Marchezan. E para comandar o setor na capital, o prefeito eleito escolheu um professor.
Adriano Naves de Brito é formado em Pedagogia pela PUC-GO, bacharel em Direito pela Unisinos e mestre em Filosofia Política e doutor em Filosofia pela UFRGS. Tem 52 anos e é professor titular na Unisinos desde 2005. Foi professor na Universidade Federal de Goiás e professor visitante na University of London (Inglaterra). Entre 2008 e 2012, presidiu a Sociedade Brasileira de Filosofia Analítica (SBFA).
“O Adriano é reconhecido por sua experiência e vasta produção acadêmica. A educação estará em ótimas mãos”, disse o futuro prefeito
Por uma cidade amiga do empreendedor
Avaliando o cenário econômico da capital, o futuro prefeito defende que o município apoie, e não seja um obstáculo para o empreendedor. “Hoje nossa cidade é uma das que mais tempo se demora para abrir e fechar uma empresa. Precisamos mudar isso”, defendeu Marchezan.
O prefeito eleito pretende desburocratizar a Prefeitura, facilitando o processo para abertura de novos negócios e agilizando a obtenção do licenciamento. “Porto Alegre tem de ser amiga do empreendedor. Com isso, poderemos gerar mais emprego e renda na cidade”, defendeu.
Para comandar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Nelson Marchezan Jr. escolheu o advogado e vereador eleito Ricardo Gomes. A pasta será uma das novidades da estrutura administrativa proposta pelo prefeito, englobando as questões que envolvem indústria, comércio, serviços e turismo.
Ricardo Gomes é bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS e pós-graduado em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho pela mesma universidade. Atualmente, é mestrando em História pela Universidad Francisco Marroquin (Guatemala). Com 36 anos, em 1999 deu início à carreira na advocacia em um escritório em Porto Alegre. Entre 2011 e 2012, foi presidente do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), do qual atualmente é conselheiro. Em 2016, concorreu pela primeira vez a um cargo eletivo, conquistando uma cadeira na Câmara de Vereadores da capital pelo PP, com 5.822 votos — sendo o segundo mais votado pelo partido.
Anúncios já realizados
Com o anúncio desta quarta-feira, Porto Alegre já conhece seis de seus novos secretários. Os primeiros nomes foram anunciados no dia 12 de dezembro: Leonardo Busatto (Fazenda) e Erno Harzheim (Saúde). Na última sexta-feira (16), Nelson Marchezan Jr. apresentou o novo Procurador-Geral do Município, Bruno Miragem, e o secretário da Cultura, Luciano Alabarse – além do adjunto da pasta, Eduardo Wolf.
Confira os currículos:
Adriano Naves de Brito (secretário da Educação)
Formado em Pedagogia pela PUC-GO, bacharel em Direito pela Unisinos, doutor em Filosofia pela UFRGS. Pós-doutorado em Filosofia (Universitat Tubingen da Alemanha ). Foi professor visitante na University of London (Inglaterra). Professor Titular e decano da Escola de Humanidades da Unisinos.
Ricardo Gomes (secretário de Desenvolvimento Econômico)
Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS e pós-graduado em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho pela mesma universidade. Atualmente, é mestrando em História pela Universidad Francisco Marroquin (Guatemala). Com 36 anos, em 1999 deu início à carreira na advocacia no escritório da família em Porto Alegre. Entre 2011 e 2012, foi presidente do Instituto de Estudos Empresariais (IEE). Em 2016, concorreu pela primeira vez a um cargo eletivo, conquistando uma cadeira na Câmara de Vereadores da capital pelo PP, com 5.822 votos — sendo o segundo mais votado pelo partido.