PSDB – RS

Marchezan: governo deve ouvir cidadãos para enfrentar problemas

Os moradores do bairro Santa Rosa de Lima receberam neste sábado, 5, a 5ª edição do programa Prefeitura nos Bairros. O evento foi realizado na Praça Vilmar Bertele e na paróquia local. A praça foi o ponto de encontro entre Nelson Marchezan Júnior e o menino Vinícius Bittencourt Consul, de 9 anos. Durante as férias escolares, o prefeito reservou agenda para atender crianças. Vinícius foi até o Paço Municipal conhecer Marchezan porque adora política e também sonha com um mundo melhor. O prefeito entregou as fotos na sede do Executivo Municipal e foi presenteado com um desenho de Vinícius. (fotos)

Durante o dia, a comunidade da zona Norte teve a oportunidade de conversar com o prefeito e servidores de todas as secretarias envolvidas no programa, que é coordenado pelo secretário municipal da Cultura, Luciano Alabarse. “Temos que acabar com a divisão da sociedade que aconteceu durante muito tempo. A cidade é de todos e cada um de nós deve fazer a sua parte. Um governo que pretende enfrentar os problemas tem que escutar cada um dos 1,5 milhão de porto-alegrenses e dizer a verdade. O que vai ser feito, o que não vai ser feito e o que, por decisões equivocadas de gestões anteriores, ficou inviabilizado de ser feito agora e vai demorar um pouco mais”, disse Marchezan.

Crianças – Várias atividades infantis foram realizadas. A Secretaria Municipal da Educação (Smed) ofereceu brincadeiras pedagógicas, atividades lúdicas de pintura, desenho e jogos educativos e também fizeram muita atividade física. Mais de 450 crianças brincaram no pula pula. O time de futebol do bairro, Os Guris da Santa Rosa, ganharam o torneio de futebol.

Doações – A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) levou pela primeira vez ao Prefeitura nos Bairros cães para adoção. Foram três animais doados, um deles, para Tainá Girelli, de 17 anos. Ela já tinha um cachorrinho em casa, mas resolveu adotar. Além da novidade, também foi disponibilizado atendimento clínico veterinário. Na praça onde ocorreu o evento, a Smams realizou o plantio de 11 mudas de árvores.
Saúde – A Secretaria Municipal da Saúde realizou 240 testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais e emitidos 74 cartões SUS. A Unidade de Saúde Santa Rosa e a Panvel agregaram atendimentos. Foram oferecidos pela Unidade de Saúde vacina da gripe, testes de gravidez, consultas médicas, consulta de enfermagem e consultas odontológicas. A rede de farmácias vacinou 23 pessoas contra a gripe e fez 151 testes de glicose.
Desenvolvimento Social  – A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (SMDS) distribuiu 1.900 peças de roupas pelo Cabide Solidário e também ofereceu serviços em parcerias com outros órgãos e entidades. Foram expedidas 230 certidões de nascimento, entre elas, duas de transexuais. O serviço gratuito foi oferecido em parceria com o Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do RS (Sindiregis).
Homenagem – Como acontece em todas as edições do evento, lideranças comunitárias foram homenageadas. Receberam certificados pelo compromisso com o desenvolvimento do bairro Noeli de Oliveira Martins, Manoel Luis da Silva, Ronie Gomes, Jorge Roberto de Oliveira, Vitulia Gonçalves e Glaci Berteli, in memorian. O marido de Glaci, Vilmar Berteli, deu nome à praça.
Ver mais