PSDB – RS

Marchezan: “Governo precisa honrar compromisso com trabalhadores e a indústria naval”

imagem MarchezanO deputado Nelson Marchezan Júnior (PSDB) aprovou requerimento na Comissão de Minas e Energia para ouvir no próximo dia 5 de agosto o ministro Chefe da Casa Civil, Aloízio Mercadante, sobre a crise no polo naval. O parlamentar cobrou (PSDB) uma resposta urgente do governo em defesa dos empregos no setor e dos investimentos realizados pelos municípios. “A presidente Dilma esteve no Rio Grande do Sul este ano e se comprometeu em manter os investimentos. Os milhares de trabalhadores da indústria naval esperam que a presidente honre este compromisso. Queremos ouvir do ministro chefe da Casa Civil que o governo está de fato empenhado em encontrar uma solução para este problema que tem dimensão nacional”, destacou.

O parlamentar lembrou que o reaquecimento da indústria naval passou a ser uma política de governo, mas que o programa está suspenso por falta de crédito. “O setor naval tem abrangência nacional e está presente  em 11 estados brasileiros. Agora, sobre com o corte de investimentos da Petrobras e os desdobramentos da Operação Lava Jato”, enfatizou.

 

DEMISSÕES

Nos últimos sete meses, o setor registrou 11 mil demissões. No País, o número de desempregados pode chegar a 40 mil este ano, projeta o Sindnaval (Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore).      Em São José do Norte (RS), o estaleiro EBR tinha previsão de gerar 6 mil empregos diretos e outras 18 mil vagas indiretamente. A crise derrubou esta previsão para 1.100 trabalhadores.

Gabinete Nelson Marchezan Júnior

Ver mais