PSDB – RS

Marchezan reitera compromisso com metas para Porto Alegre

Brasília (DF) – O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), reiterou seu compromisso com as metas propostas para a cidade e garantiu que os itens elencados em seu Programa de Metas (Prometa) a serem cumpridos até o final do mandato são “factíveis” e “possíveis de saírem do papel”. Em entrevista ao jornal Zero Hora neste final de semana, o tucano comentou, entre outros assuntos, o cenário de crise financeira que vive a capital gaúcha e os projetos da prefeitura nas mais diversas áreas.

Marchezan explicou que o modelo de educação do município “fracassou”, fazendo com que sua gestão tenha criado metas ambiciosas a fim de mudar esse cenário. “Nós mudamos a rotina escolar, aumentando em 3 horas e meia por semana o tempo do aluno com o professor referência e vamos enfrentar todos os interesses que são menores que o do aluno. Temos que qualificar o tempo do aluno em sala de aula e para isso o professor é a melhor ferramenta. As metas são ousadas, mas mesmo assim medíocres quando estamos falando de dar condições de seres humanos manos serem mais felizes”, afirmou.

Em relação às metas para a segurança, o prefeito destacou que está trabalhando de forma integrada com a Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Guarda Municipal, entre outros órgãos, para reforçar a proteção dos cidadãos.

“A segurança não era vista como responsabilidade da prefeitura. Em nossa gestão, isso mudou. Essa integração tem um importante reforço, que é o uso intensivo da tecnologia e da inteligência. Porto Alegre será cercada eletronicamente e teremos monitoramento interno também. A Procempa já desenvolveu a tecnologia que está em fase de experiência e já recuperamos 5 veículos. Então, acreditamos, sim, que as metas serão cumpridas”, disse.

Segundo o tucano, a saída para a grave crise financeira que atinge o município está nas Parcerias Público-Privadas (PPPs) propostas em seu plano de governo.
“Porto Alegre está falida. Sem recursos para investir em serviços básicos. Destas parcerias virão os recursos para que a prefeitura possa cumprir o seu papel e fazer os investimentos necessários nessas áreas. Além disso, em algumas áreas, trabalhar com financiamentos, repasses, locação de ativos, e qualquer outra forma de trazer o futuro para o hoje”, explicou.

Marchezan destaca que a situação emergencial na qual vive Porto Alegre é fruto das escolhas equivocadas feitas na gestão pública. Para ele, a prefeitura está enfrentando a crise, adotando as medidas necessários e pedindo ajuda a todos que podem contribuir.

“Por isso, todas as metas apresentadas são factíveis. A prefeitura está fazendo uma busca ativa por investidores, levantando todos os dados econômicos e possibilidades de empreendimentos, potencializando as vocações sem preconceitos ideológicos. Quem quiser investir aqui será bem tratado pela prefeitura. Com o poder público, a sociedade civil organizada e a iniciativa privada atuando juntos, é possível”, apontou.

Saúde

Na entrevista, o prefeito reafirmou também as metas para a saúde. Segundo Marchezan, já foi aberto o processo seletivo para vagas temporárias para o programa Mais Médicos.

“Garantimos um médico em cada Estratégia de Saúde da Família. Estamos apostando muito na Atenção Primária, onde podem ser resolvidos até 80% dos casos que chegam às UBS. A tecnologia é uma aliada também: as consultas pelo SUS estão disponíveis já no aplicativo #EuFaçoPOA e isso deve diminuir muito o não comparecimento dos pacientes nas consultas com especialistas. Parcerias com os hospitais privados também nos permitirão avançar. Saúde é uma das prioridades, como segurança e geração de oportunidades”, avaliou.

Ver mais