PSDB – RS

Ministério dos Transportes e Valec apresentam em Brasília o EVTEA do trecho sul da Ferrovia Norte Sul

reuniao_valec_ministerio_transportes_ferrovia_norte_sul_12-08_brasilia (6)Coordenadora da Frente Parlamentar Gaúcha em Defesa da Ferrovia Norte Sul, a deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB), participou da audiência.

A deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB), coordenadora da Frente Parlamentar Gaúcha em Defesa da Ferrovia Norte Sul, esteve na tarde de quarta-feira (12) em Brasília, participando de reunião na VALEC, com o Ministério dos Transportes, Bancada Federal Gaúcha e deputados e senadores da Bancada Sulista (RS, PR e SC) e governador do RS, José Ivo Sartori, sobre a ferrovia Norte-Sul.

Na oportunidade o diretor- presidente interino da Valec, Mário Rodrigues Júnior, e a secretária-executiva do Ministério dos Transportes, Natália Marcassa de Souza, apresentaram o EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica) que representa o traçado definitivo da Ferrovia Norte-Sul no trecho compreendido entre Panorama (SP), Chapecó (SC) e Porto de Rio Grande (RS).

“Com a faixa do traçado concluída, temos condições de avançar para que o projeto saia do papel, começando a buscar as empresas interessadas em realizar a obra, e que este seja também incluído no PIL (Programa de Investimentos em Logística)”, explica Zilá que acrescenta “estamos organizando para a manhã de sexta-feira, dia 21, uma reunião na Fiergs em Porto Alegre com empresários e lideranças gaúchas, onde a Valec e o Ministério dos Transportes apresentarão o projeto do trecho sul da ferrovia Norte Sul”.

O Ministério dos Transportes, também estará nos estados de Santa Catarina e Paraná, ainda no mês de agosto, onde falará sobre o projeto às lideranças políticas e empresariais. Conforme o Ministério dos Transportes o trecho sul da Norte-Sul ficou de fora da primeira versão plano de concessões porque o EVTEA ainda não havia sido concluído. Pronto, nada impede que a obra seja incluída na segunda etapa do PIL.

Trecho sul da Norte-Sul

O EVTEA do trecho sul começou a ser realizado em 2012 e custou R$ 9,8 milhões. O levantamento abrange 1.731 km, sendo 833 km em solo gaúcho. O trecho cruzará por 82 municípios de quatro estados: 8 em SP, 31 no PR, 14 em SC e 29 no RS. A obra é aguardada com expectativa por todos os segmentos produtivos, uma vez que representará uma alternativa barata e eficiente para o escoamento da produção, com grandes perspectivas de incremento na exportação de produtos.

Assessoria de Comunicação

Gabinete Deputada Zilá Breitenbach (PSDB)

 

Ver mais