Representantes do Fundo Financeiro para o desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) – órgão sediado em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia – visitaram a prefeita Paula Mascarenhas, na manhã desta quinta-feira (24), encerrando a missão que esteve na cidade desde segunda (21), para avanços no projeto Pelotas Viva Melhor, que envolve o financiamento de até 50 milhões de dólares, para investimentos nos bairros Getúlio Vargas e Pestano e na zona rural.
“O projeto é focado na mudança social e econômica daquelas regiões da área urbana e da Colônia. Está diretamente vinculado à qualidade de vida”, afirmou a prefeita Paula, acompanhada pelo vice-prefeito Idemar Barz e pelos secretários de Planejamento e Gestão (Seplag), Paulo Morales, e de Desenvolvimento Rural (SDR), Jair Seidel.
Os especialistas em Projetos e Engenharia Ambiental, respectivamente Hernán Marcelo Benítez Rodas (paraguaio) e Marina Dockweiler (boliviana), enfatizaram que o projeto está adiantado e, assim, creem que não haja impedimentos para aprovação do crédito.
“Vai ser uma grande transformação, tanto para a Colônia como para os bairros Getúlio Vargas e Pestano. É o grande investimento do meu Governo e estou bastante entusiasmada, à espera da assinatura do contrato no início do ano”, salientou Paula, lembrando que o projeto de lei que autoriza o Executivo a contratar crédito externo junto ao Fonplata tramita na Câmara de Vereadores e que há grande interesse na aprovação a curto prazo.
Os técnicos, nesta missão em Pelotas, também contaram com a companhia do consultor de avaliação econômica Luiz Cláudio Faria. Os três visitaram a zona rural e os dois bairros que estão inseridos no projeto que prevê o investimento de 30 milhões de dólares na área urbana e 20 milhões na Colônia, através da proposta de desenvolvimento da cidade, do interior e institucional.