O PSDB do Rio Grande do Sul criou uma campanha publicitária a favor da eleição de candidaturas negras. Denominada PSDBlack, a proposta do partido busca estabelecer um movimento que sensibilize a sociedade sobre o tema e aprofunde o debate público relativo à participação de negros em espaços de representação política. A estratégia articulada pelo PSDB está sendo reforçada nesta semana, reta final da campanha eleitoral de 2020.
O movimento PSDBlack conta com assinatura audiovisual, vídeo institucional, jingle, conteúdo para plataformas de redes sociais, comerciais para veiculação nos espaços de inserções eleitorais do PSDB em Porto Alegre e mais de 100 vídeos individuais dos candidatos negros do partido. Também estão sendo implementados workshops sobre o uso das redes sociais, com dicas práticas do que fazer para potencializar a campanha, e sobre a mobilização final do pleito, abordando ações na rua e na internet.
Para o presidente do partido e deputado estadual, Mateus Wesp, existe uma relação de causa e efeito entre as mazelas brasileira e a maioria negra não representada nos parlamentos. O dirigente afirma que a baixa participação dos negros em ambientes de decisões política pode refletir em indicadores de desigualdade social.
“O grupo de analfabetos negros é quase três vezes maior do que o de brancos. O número de negros desempregados também é maioria. Em comparação aos brancos, o dobro de negros vive na pobreza. Em cada dez pessoas assassinadas no Brasil, oito são negros. E no grupo de presos em todo país, 67% são de negros”, observou o dirigente partidário.
Wesp lembrou, ainda, que entre os representantes eleitos em 2018, apenas 27% deles eram negros. “Expor essa realidade por meio de uma campanha institucional, como a PSDBlack, pode dar maior visibilidade e aumentar a participação de candidatos negros e pardos no processo eleitoral”, concluiu.
Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)