Um debate sobre os espaços conquistados por mulheres e o papel de transformação da sociedade através de suas causas. Esse foi o objetivo do evento Mulheres com Causa, realizado no último sábado, 28 de novembro, em Porto Alegre.
As convidadas falaram sobre as suas experiências na defesa e lutas pelos direitos das mulheres. A jornalista Babi Souza, criadora do movimento Vamos Juntas? discorreu sobre dificuldade para as mulheres no enfrentamento à violência diária, como andar na rua sozinha em algumas situações ou sair à noite sem uma companhia masculina. Rozeli da Silva, da ONG Renascer da Esperança, fez um testemunho emocionado ao falar de suas histórias nas ruas e de como isso se transformou na entidade que hoje tem com o objetivo de transformar crianças e adolescentes em cidadãos com um futuro melhor.
O evento teve ainda como palestrantes a consultora em Educação Mariza Abreu, que tem a educação como sua principal bandeira de lutas, a delegada de polícia Patrícia Pacheco que falou sobre seu trabalho contra a violência doméstica e Maria Lucia Elbern, da Via Vida Pró-Doações e Transplantes, psicóloga e presidente voluntária que coordena uma equipe de mais de 70 voluntários da causa. Encerrando as apresentações, Paula Ióris contou sobre o projeto Fazer o Bem no Dia 24 e como transformou a dor da perda do filho Germano, assassinado aos 13 anos por assaltantes, em uma causa para lutar.
“Este foi mais um passo na comprovação do novo momento do partido, um evento aberto e reconhecedor da importância das mulheres na construção política do PSDB. Nessa platéia deveríamos ter mais homens, para que possamos ouvir mais ainda o que elas têm a dizer”, destacou o presidente do PSDB no Estado, Deputado Federal Nelson Marchezan Jr.
Para Angela Sarquiz, presidente do PSDB Mulher, o primeiro Mulheres com Causa foi gratificante. “Há muitos anos milito na política e no partido e sinto-me honrada em coordenar este evento, de tanta participação das mulheres. É um reflexo do novo PSDB e estaremos lutando muito pelo crescimento delas conosco”, destacou ela.