A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul apresentou o diagnóstico que irá embasar a elaboração do Plano Estadual de Saúde para os próximos quatro anos. Os dados foram expostos em audiência pública promovida pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente, da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (24). O encontro foi proposto pelo presidente da comissão, deputado Neri, o Carteiro (PSDB).
O parlamentar ressaltou que o Plano Estadual é um instrumento de planejamento e de implantação de ações e políticas públicas fundamental para orientar o trabalho da gestão estadual. “Por meio do plano, teremos um conjunto de ações que apontarão as alternativas e caminhos que o Estado deve trilhar de 2024 a 2027”, explicou Neri, o Carteiro.
Construído de forma coletiva, com a participação de pelo menos 175 pessoas, o documento apresentado pela Secretaria da Saúde indicou a equidade como o eixo basilar do plano que está sendo construído e deverá ser analisado na IX Conferência Estadual da Saúde, que acontece de 14 a 17 de maio. O diagnóstico do setor da Saúde resultou num documento com mais de 300 folhas.
Na audiência, técnicos da pasta exibiram um resumo do trabalho, com informações sobre a governança e a gestão estadual do Sistema Único de Saúde, perfil demográfico e principais doenças que acometem a população gaúcha, cobertura vacinal e situação das cinco redes de atendimento (rede materno-paterno infantil, rede de atenção psicossocial, rede de atenção às urgências, rede de atenção às doenças crônicas e rede de cuidados às pessoas com deficiência). Com a conclusão do diagnóstico, o próximo passo, será a elaboração de diretrizes, metas e indicadores. E o terceiro passo será a definição de instrumentos de monitoramento e avaliação.
*Com informações da Agência AL/RS.
Fotos: Paulo Garcia | Agência AL/RS