PSDB – RS

Noite de sexta é marcada por “aplausaço” em apoio à nova fase da Lava Jato

São Paulo - Polícia Federal chega a construtora Odebrecht na 23ª fase da Operação Lava Jato( Rovena Rosa/Agência Brasil)
São Paulo – Polícia Federal chega a construtora Odebrecht na 23ª fase da Operação Lava Jato( Rovena Rosa/Agência Brasil)

Brasília (DF) – A noite desta sexta-feira (05/03), dia em que foi deflagrada a 24ª fase da Operação Lava Jato, que tem como alvo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pessoas ligadas a ele, foi marcada por manifestações em apoio às investigações da Polícia Federal. Em ato marcado por meio das redes sociais, pessoas em diversas partes do país promoveram um “aplausaço”: saíram às suas janelas e aplaudiram a ação da PF.

Segundo reportagem publicada neste sábado (05/03) pelo jornal Folha de S. Paulo, o “aplausaço” foi chamado assim em referência aos “panelaços” promovidos pela população contra a presidente Dilma Rousseff. A manifestação começou por volta das 20h30, horário do início do “Jornal Nacional”, programa da Rede Globo.

Além dos aplausos, foram ouvidas manifestações com buzinas, vuvuzelas e até fogos de artifício. Em São Paulo, alguns bairros chegaram a registrar cinco minutos de duração. Foram ouvidos aplausos em bairros como Perdizes, Pinheiros, Higienópolis, Santana, Vila Mariana, Jabaquara, Brooklin e Aclimação.

Em Belo Horizonte, as manifestações e os gritos de “Fora, Lula” tomaram os bairros da região centro-sul, como Savassi e Serra. Em Porto Alegre, palmas e assobios foram ouvidos em bairros como Moinhos de Vento, Rio Branco e Petrópolis. Manifestações também foram relatadas em Brasília e no Rio de Janeiro.

Manifestações como essas contra o PT, o ex-presidente Lula, e o governo da presidente Dilma têm sido frequentes em todo o país. A primeira delas ocorreu durante um pronunciamento de Dilma no Dia Internacional da Mulher. Há uma semana, também foram registrados panelaços durante a propaganda partidária do PT, que teve depoimentos de Lula e do presidente do partido, Rui Falcão.

Ver mais