O PSDB do Rio Grande do Sul se solidariza com o governador Eduardo Leite e com o vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior, que neste sábado (13) foram alvos de ataques pessoais grosseiros, proferidos pelo ex-deputado Roberto Jefferson. O partido não responderá no mesmo tom, pois agressões pessoais não são parte do nosso modo de fazer política.
Todavia, devemos lembrar que a vulgaridade das palavras empregadas pelo ex-deputado corresponde à sua estatura moral, figura conhecida que é por circular com igual desenvoltura pelo mundo político e pelo mundo do crime, como se depreende de sua biografia: Nos anos 90, notabilizou-se como um dos lideres da chamada “tropa de choque”, que tentou evitar o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Melo; mais tarde, nos anos 2000, foi um dos participantes do esquema de corrupção do “mensalão”, do governo Lula; em 2005 o seu mandato parlamentar foi cassado pela Câmara dos Deputados; e em 2012 foi condenado pelo STF pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Aliado fiel do Presidente Jair Bolsonaro, Roberto Jefferson atua para desqualificar a imagem e o trabalho de dois líderes que não compartilham da política do negacionismo e da omissão frente à grave crise provocada pela pandemia do Coronavírus, líderes estes que pautam sua atuação pela integridade na defesa do bem-comum e pela coragem na ação em circunstâncias dificílimas para qualquer gestor público. Contam com a nossa confiança e a do povo gaúcho para prosseguirem com o seu trabalho.
Porto Alegre, 15 de março de 2021.
Deputado Estadual Mateus Wesp – Presidente do PSDB/RS