PSDB – RS

NOTA OFICIAL

O PSDB gaúcho manifesta sua preocupação e repúdio diante da infeliz alusão feita pelo deputado Eduardo Bolsonaro ao AI-5. Esse lamentável ato, cabe lembrar, afastou da vida democrática várias figuras, tanto de esquerda como de direita. Tal medida significou um longo período de democracia a meias, provocando um imenso atraso à democracia brasileira, mantendo praticamente intacta a estrutura institucional que lhe fora legada, com os vícios do presidencialismo e do sistema proporcional: campanhas caras, influência do poder econômico, uma infinidade de partidos políticos, centralização de poder, necessidade de formar coalizões improváveis, que acabam se tornando cooptação, irracionalidade, caos.

O país saiu desse período ressentido não apenas da falta de reformas político-eleitorais, mas também da federativa e da tributária, além de, é claro, do fortalecimento de uma esquerda radical que não apenas não foi derrotada, como ressurgiu fortalecida em sua popularidade, aproveitando-se desse cenário e, principalmente, do presidencialismo de cooptação, para instaurar uma cleptocracia.

Responder a um hipotético cenário de radicalização da esquerda com uma menção a essa malfadada medida é pôr-se a meio caminho do desastre. Prospectos negativos como esse não se evitam com declarações e pretensões desmesuradas, e sim com trabalho e humildade, buscando, pacientemente, promover as reformas de longo prazo de que o país precisa para trilhar novos e melhores rumos.

Ver mais