PSDB – RS

Novo Hamburgo conta com parques revitalizados para o lazer

Diversão, lazer e união! A cidade de Novo Hamburgo tem o privilégio de contar com dois espaços revitalizados que proporcionam harmonia em contato direto com a natureza.

Localizado na avenida Coronel Travassos, no bairro Rondônia, o Parque Floresta Imperial possui área de 7,5 hectares e dispõe de churrasqueiras, brinquedos infantis, academia ao ar livre, campo de futebol, cancha de esportes e banheiros. Um ambiente arborizado perfeito para leitura, caminhadas e para o convívio familiar nas mesas e cadeiras distribuídas pelo espaço.

“É um lugar em que sempre procuro realizar minhas caminhadas matinais, arborizado que me traz paz”, afirma Alfredo Schmidt, morador do bairro Ouro Branco e frequentador assíduo de todas as áreas do parque.

Famílias de outros municípios da região também estão frequentando o espaço.

“É a primeira vez que venho aqui no Parque e me impressionei bastante com o lugar. Todo esse contato com a natureza, a área de lazer e o espaço para as crianças é muito bacana. Com certeza vou voltar mais vezes. Eu fiquei sabendo do parque por meio da minha amiga Susiane, que também é de São Leopoldo”, destaca Vanessa da Costa, moradora do bairro Santos Dumont, em São Leopoldo.

A história do parque remonta a meados do século passado, quando Dom Pedro II, em uma de suas visitas ao Rio Grande do Sul, então Província de São Pedro, passou pela cidade. Dizem que teria se hospedado na “casa antiga”, na entrada do parque, daí a denominação “Floresta Imperial”.

O Parque Floresta Imperial foi revitalizado neste ano pela Comusa e está aberto ao público de segunda a domingo, das 8h às 18h.

Parcão revitalizado é sucesso de público

Batizado com o nome de um dos precursores do movimento ecológico no Brasil, Henrique Luis Roessler, o “Parcão”, que foi reaberto no último feriado de 15 de junho, após ser revitalizado pela Prefeitura, está recebendo um grande público. Localizado na rua Barão do Santo Ângelo, no bairro Hamburgo Velho, o parque recebe diariamente frequentadores de todas as idades, que estão usufruindo da estrutura renovada do local, que conta com brinquedos, bancos, quadras poliesportivas, campo de futebol, bebedouros, banheiros e uma imensa área verde.

Natural de Pelotas e agora morador do bairro Canudos, Jorge Ribeiro, de 78 anos, ressalta a beleza do parque.“Eu fico até emocionado em ver o parque desse jeito. Ele está lindo! Eu venho aqui desde que me mudei para Novo Hamburgo e é encantador ver as melhorias que foram feitas. Eu e a minha esposa estamos passando por aqui todos os dias para caminhar e tomar um chimarrão”, conta.

A mesma boa impressão do Parque tem a estudante Shaiane Rodrigues, 26 anos, moradora do bairro Canudos. “Eu estou gostando bastante das melhorias realizadas no parque. Nem parece mais o lugar de antes. Eu gostei bastante da parte destinada aos equipamentos para exercícios ao ar livre”, comenta.

Fundado em 19 de fevereiro de 1990, o Parque Henrique Luiz Roessler é uma Unidade de Conservação (UC) de Uso Sustentável. O Parcão dispõe de 54,1 hectares de vegetação nativa e está aberto diariamente para a população.

Ver mais