PSDB – RS

PAC deve passar por mudanças, destaca Ministério das Cidades

O Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC, vai passar por reformas, segundo o ministro das Cidades, Bruno Araújo. A intenção é mudar o nome e o formato – que ainda segue com um grande número de obras inacabadas deixadas pela gestão anterior. De acordo com o ministro, será criado um novo modelo de financiamento mais simplificado, para se adequar ao momento de recessão econômica do país. O deputado federal Daniel Coelho, do PSDB de Pernambuco, apoia as mudanças no programa, e classifica o formato criado pela gestão do PT como vitrine política.

“O PAC foi criado muito mais com o modelo publicitário para fazer ou para ter um impacto eleitoral do que efetivamente para ter obras. Nós temos obras paradas em todo país. Essa revisão, essa reformulação, do projetos de investimentos que é extremamente importante para que o Brasil saia desse modelo PAC que é um modelo publicitário de apresentar obras federais”, disse.

Bruno Araújo ainda anunciou que vai autorizar a retomada das obras do PAC em Beberibe II, na cidade de Recife. Nessa primeira etapa, serão construídos 1.400 metros de via marginal, uma ciclovia na mesma extensão, além da implantação de um sistema de saneamento integrado. As construções devem atender cerca de 160 mil recifenses. O deputado Daniel Coelho afirma que a população está animada com os projetos. Ele também aponta o saneamento como um problema crônico do estado.

“Esse problema é extremamente grave na cidade. Há um impacto numa expectativa muito positiva por parte da população do Recife, da região metropolitana, no anúncio de investimentos que foram feitos pelo ministro e exatamente por essa prioridade para uma área que é tão carente e que foi historicamente sempre negligenciada tanto pelo governo federal, quanto pelo governo municipal. Isso tem reflexo, inclusive direto, aos nossos índices de dengue, de zika”, declarou.

Além da melhora na qualidade de vida, as obras devem gerar empregos e rendimentos na economia. Em maio, o governo federal deve anunciar a liberação de R$ 1 bilhão para obras de pavimentação, saneamento e drenagem. A probabilidade é que o anúncio seja feito durante a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

Ver mais