PSDB – RS

Para discutir demandas do SUS, 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde inicia em Santa Maria

Cerca de 100 pessoas, entre usuários do SUS, gestores e profissionais da Saúde participaram do primeiro dia de atividades 
A noite de sexta-feira (04) marcou o início dos debates envolvendo o Sistema Único de Saúde (SUS) do Município. Com a intenção de levantar as prioridades da área, cerca de 100 pessoas participaram da cerimônia de abertura da 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde, que é organizada pela Prefeitura de Santa Maria em parceria com o Conselho Municipal de Saúde. A atividade está sendo realizada no auditório do Instituto Metodista Centenário.

Ressaltando a importância da área e do debate para a qualificação do serviço oferecido pelo SUS na cidade, o prefeito Jorge Pozzobom e a secretária de Saúde do Município, Liliane Mello Duarte, prestigiaram o início da atividade, que contou com a participação de gestores e profissionais da saúde e de usuários do SUS. Trabalhando a partir do eixo principal “Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento do SUS como direito à proteção e promoção da Saúde do povo brasileiro”, a conferência busca debater as dificuldades e o que precisa ser melhorado na Saúde Pública, bem como fortalecer o papel do SUS na promoção e na prevenção da Saúde.

“Precisamos fazer o diagnóstico, buscar os indicadores, função que a Vigilância tem papel fundamental e, a partir disso, trabalhar em cima da nossa realidade”, ressaltou o prefeito Pozzobom.

Destacando a importância de inserir e chamar a comunidade para o debate, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Benildes Mazzorani, destacou o desafio de discutir o trabalho da Vigilância em Saúde na Rede de Atenção Básica do Município. Segundo ela, assim como discutir melhorias junto à população, é preciso, também, um trabalho integrado entre diferentes secretarias e instituições.

“A conferência é o espaço de maior manifestação da sociedade, é o exercício da cidadania e do controle social da Saúde. A Vigilância contribui para a estruturação do SUS, mas essa contribuição também depende da importância que é dada às políticas de Saúde. A articulação entre as secretarias é o objetivo a ser perseguido. Precisamos pensar junto a eles, para melhorar a Saúde e qualificar o SUS em nosso Município”, destacou Benildes.

Na oportunidade, a secretária de Saúde do Município, Liliane Mello Duarte, destacou a importância da Superintendência da Vigilância em Saúde dentro da Secretaria de Saúde, ressaltando que o setor ajuda a orientar as ações da equipe como um todo. “A Vigilância tem dado o norte do trabalho da equipe. Já avançamos bastante, mas ainda temos muito a caminhar para melhorar ainda mais o serviço prestado em Santa Maria e na Região”, comentou.

Reforçando que a Vigilância em Saúde tem papel importante e autoridade dentro do Governo Municipal, o prefeito Jorge Pozzobom também aproveitou o espaço para ressaltou as ações que o setor vem desenvolvendo desde o início da Administração, como a autoridade dada ao agente de Saúde para atuar no combate ao mosquito Aedes aegypti, as capacitações aos servidores e à população em geral, o empenho na imunização contra a gripe, entre outros. O chefe do Executivo também destacou os números da Saúde no Município, como o total de habitantes e a quantidade de pessoas que são atendidas pelo SUS na cidade, ressaltando a importância de trabalhar a partir de indicadores para qualificar a gestão.

Ainda, destacando o trabalho que desenvolveu enquanto secretário de Saúde, Pozzobom também apresentou os números do Mutirão Fila Zero, ressaltando que pelo menos cinco especialidades médicas já tiveram a fila de demanda de usuários zerada na cidade desde o início do programa.

“Não é porque deixei de ser secretário de Saúde que vou deixar de investir nessa área que é extremamente importante para nossa cidade. Estamos trabalhando bastante e vamos seguir, com uma atenção especial para fortalecer a Atenção Básica no Município”, reforçou o prefeito.

Após a cerimônia de abertura, os presentes aprovaram regulamento e acompanharam a palestra de abertura. Já neste sábado, os inscritos trabalharão em grupos, a fim de elencar as demandas do SUS na área da Vigilância em Saúde (que é dividida em quatro setores: vigilância epidemiológica, sanitária, ambiental e em saúde do trabalhador) e definir as prioridades.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Ver mais