Em encontro com o Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia do RS (UGEIRM), o candidato Eduardo Leite (PSDB) falou das propostas para a Segurança Pública estadual. A conversa aconteceu nessa segunda-feira (10), na sede da entidade, em Porto Alegre.
Na avaliação do candidato, o Estado está ausente na aplicação das regras que permitem o melhor convívio social. “Estamos falhando no cumprimento da missão básica”, afirmou.
Para solucionar o problema da Segurança, prioridade da frente Rio Grande da Gente, Eduardo aposta em três frentes: Investigação, Integração e Inteligência. Ele destacou que pretende contar com a experiência de quem é especialista no assunto e citou o candidato a vice, o delegado Ranolfo Vieira Júnior (PTB). O petebista é policial na ativa e já foi chefe de Polícia Civil no Estado. O candidato reforçou a importância da parceria do Estado com os municípios, onde as Guardas Municipais podem dar um suporte maior às forças de segurança.
Uma das medidas que o tucano implantará no governo é criação da Secretaria de Administração Penitenciária para organizar o sistema carcerário gaúcho. “É preciso garantir a devida execução penal para quem não cumpre as regras de convívio em sociedade.”
Eduardo Leite destacou que pretende organizar as contas para colocar os salários em dia no primeiro ano de governo, como fez enquanto prefeito de Pelotas. “Esse é um compromisso que assumo com vocês.”
O Município que governou de 2013 a 2016 é polo de uma região empobrecida do Estado. O tucano lembrou que conseguiu trazer o pagamento dos servidores públicos dentro do mesmo mês – e não mais no quinto dia útil – e garantiu a reposição da inflação em todos os anos.