
Em evento proposto pelo Instituto Cultural Floresta aos candidatos ao Piratini, o representante da frente Rio Grande da Gente, Eduardo Leite (PSDB) deixou claro que a Segurança Pública será prioridade em seu governo se for eleito. A atividade ocorreu no Plenarinho da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, na tarde dessa terça-feira (21).
Para o tucano, as medidas essenciais da área passam pelo tripé “investimento, integração e inteligência”. Para ele, o governador precisa ter a humildade de buscar os melhores especialistas para solucionar os problemas mais complexos, como na Segurança. “Por isso tenho como candidato a vice o delegado Ranolfo Vieira Júnior (PTB), que foi chefe da Polícia Civil no Estado”, destacou.
O candidato apontou a iniciativa privada como fonte de investimentos para combater a criminalidade, em um momento de crise nas contas públicas, e cumprimentou a atuação do Instituto Floresta pela iniciativa de estimular a doação de recursos para tecnologia e equipamentos no setor.
A criação do Plano Estadual de Segurança Pública, seguida pela elaboração dos planos municipais, na visão do candidato, é vital para precaver os crimes de forma integrada. Ele falou que hoje existem políticas públicas na Educação, da Segurança e da Assistência Social que atuam sob a mesma população, “mas sem promover a troca de informações.”
Por duas vezes, Eduardo Leite lembrou que as propostas de reestruturação do RS passarão pela Assembleia Legislativa e falou da força da sua coligação, formada por PSDB, PTB, PP, PPS, PHS, PRB e Rede, que dará sustentação às agendas propostas pelo governo, caso seja eleito. “Nós vamos promover reformas que abrirão espaço para investimentos no Estado.”
Instituto Cultural Floresta
Proponente do painel com os candidatos ao governo do RS, o Instituto Cultural Floresta é uma instituição sem fins lucrativos com o intuito de contribuir para uma sociedade mais segura, através da Educação e da Segurança. Para isso, acredita na valorização dos profissionais da área e da fomentação um relacionamento de respeito e confiança entre policiais e a comunidade.