“Povo com capacidade de trabalho, inovação e um polo de formação de conhecimento.” Assim foi definido o Vale do Sinos por Eduardo Leite (PSDB), candidato a governador do RS pela frente Rio Grande da Gente. O tucano participou do debate promovido pelo Grupo Sinos nessa quinta-feira (6), na redação do Jornal NH, em Novo Hamburgo.
Para ele, a região é fundamental para a geração de emprego e renda. Como exemplos de referência na qualificação profissional, citou o Instituto Senai de Tecnologia em Couro e o Centro Nacional de Tecnologias Limpas, que teve a oportunidade de conhecer em Estância Velha, além da Fundação Liberato Salzano, a Feevale, em NH, e a Unisinos, em São Leopoldo. “A gente vê o quanto se forma de conhecimento aqui e como o Vale do Sinos pode contribuir ainda mais se o Estado deixar de atrapalhar, com reformas estruturantes para liberar a burocracia”, afirmou.
Eduardo destacou que o RS precisa se tornar um ambiente propício para o empreendedorismo, seguindo atitudes de outros Estados que simplificaram processos como os licenciamentos eletrônicos, sem deixar de lado a fiscalização. “O grande desafio do nosso estado é acelerar o desenvolvimento econômico.”
O caminho apontado pelo tucano é o investimento em infraestrutura por meio de parceiras com a iniciativa privada, a desburocratização e a redução da carga tributária.
Ex-prefeito de Pelotas, que é uma das cinco maiores do RS, mas é apenas a 9ª economia, Eduardo Leite lembrou de conquistas que mudaram para melhor a vida das pessoas no município da Região Sul, como o Centro de Atendimento ao Autista. “Fiz grandes transformações como prefeito da minha cidade e agora quero levar essas mudanças para todo o Rio Grande.”
Rodovia do Parque
Eduardo Leite lembrou da importância da extensão da BR-448, a Rodovia do Parque, de Esteio até Portão. Além de ser uma melhoria na mobilidade, é vital para o crescimento econômico do Vale do Sinos. “O governo do Estado precisa lutar junto ao Governo Federal por essa obra, tão importante para a região e para o Estado.”