O líder do PSDB na Câmara, deputado federal Ricardo Tripoli (SP), afirmou que a Casa enfrentará grandes desafios ao longo de 2017. Em entrevista à TV Câmara durante a eleição desta quinta-feira (2), o tucano declarou que é hora de promover as reformas necessárias ao país, como a previdenciária, a trabalhista, a tributária e a política.
Tripoli acompanha no plenário a votação que vai eleger o novo presidente da Câmara. O cargo é disputado por seis deputados, que precisam de maioria absoluta dos votos (257) para a eleição em primeiro turno. Após a eleição do presidente, o eleito assumirá os trabalhos e prosseguirá a apuração da eleição dos outros integrantes da Mesa Diretora.
O novo presidente terá como desafio avançar nas medidas que chegarão ao Congresso, avalia Tripoli. “Este ano devemos deixar um pouco de lado a questão política e colocar o Brasil de pé. O país precisa que tomemos medidas que atendam à expectativa da população”, disse. Segundo o líder do PSDB, o Congresso deve sinalizar para a sociedade que tem dado sua parcela de contribuição para que o país volte a crescer, gerar empregos e renda.
Mais de 400 parlamentares já votaram e o nome do novo presidente da Câmara deve ser anunciado nos próximos minutos. À tarde, ocorre a abertura do ano legislativo no Congresso Nacional. O evento marca a retomada dos trabalhos do Legislativo após o recesso parlamentar. Um dos pontos altos da cerimônia é a leitura da mensagem do presidente da República ao Congresso Nacional. A sessão solene de 2017 terá início às 16 horas, no Plenário da Câmara dos Deputados.
*Do Portal do PSDB na Câmara