Formado pela UFPel, o advogado Luiz Henrique Viana elegeu-se deputado estadual pelo PSDB com 25.629 votos, sendo 22.593 obtidos na sua cidade natal, Pelotas. Em Capão do Leão, recebeu 747 votos e outros aproximados três mil votos em municípios da região. Na Capital, obteve 378 votos.
Vereador em Pelotas e pós-graduando em Gestão Pública, Viana foi líder do governo Eduardo Leite na Câmara pelotense, por quatro anos (2013-2016). Foi também secretário municipal da Qualidade Ambiental (2011-2012) e integrou o Conselho Administrativo e Econômico da Arquidiocese de Pelotas (2011-2014). Nasceu em 2 de junho de 1961.
Para ele, a política deve ser desenvolvida como a caridade, ou seja, para o outro. “Dentro dos princípios que defendo, éticos, morais e religiosos, entendo que é necessário fazer o máximo possível para que se consiga levar às pessoas o máximo de satisfação quanto às suas necessidades, bem como facilitar as coisas às pessoas da forma o mais correta possível, tendo em vista as imensas dificuldades da grande maioria da população”, acrescentou.
Disse que trazia à Assembleia Legislativa a experiência adquirida na Câmara de Vereadores de Pelotas, classificando-a como satisfatória. “Fui líder do governo por quatro anos, na administração do então prefeito, agora governador, Eduardo Leite, bem como estive à frente da presidência da Câmara numa gestão enxuta”, recordou. Na presidência do Legislativo Municipal, economizou mais de R$ 7 milhões em um ano. “Entendo que se deve administrar o máximo com o mínimo de recursos, que são escassos”, reforçou.
Em relação ao momento de descrença na classe política, disse que esta foi uma das situações que o fez assumir uma candidatura ao Parlamento. “É preciso mostrar à sociedade que existem, sim, políticos éticos, preocupados com o social, e creio que um bom trabalho pode fazer com que volte a confiança na classe política”, comentou.
Com informações da Agência Assembleia Legislativa