A importância das políticas públicas para as mulheres e a responsabilidade de transformar a atuação no cenário político nacional em inspiração foram temas sugeridos pela prefeita Paula Mascarenhas, durante o café da manhã das prefeitas, realizado nesta segunda-feira (7), em Niterói. A chefe do Executivo Municipal é a vice-presidente da área de Mulheres da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
O encontro, que integra as atividades da 73ª Reunião Geral da FNP, reuniu gestoras e lideranças femininas do País com o objetivo de analisar uma pesquisa realizada pelo Instituto Alziras, com participação da Frente, que busca definir o perfil e a trajetória das prefeitas no Brasil.
“Nossa responsabilidade enquanto gestoras é dupla. Além de exercer com eficiência nossos mandatos, temos o papel de transformá-los em inspiração para que, cada vez mais, outras mulheres possam ocupar o espaço da política e da gestão pública que, hoje, é muito fechado”, salientou Paula.
A prefeita citou a pequena representatividade feminina no Congresso Nacional (menos de 10%) como exemplo da necessidade da ocupação feminina no cenário político brasileiro, que conta com um eleitorado majoritariamente formado por mulheres – quase 53%.
Fotos: Divulgação
“Possuímos a função de inspirar a partir de bons exemplos. Neste sentido, nossa ocupação deve ir além do trabalho nas políticas públicas para mulheres, mas, também, na atuação nas finanças públicas, nas áreas da infraestrutura e da segurança”, exemplificou a prefeita.
Paula ressaltou a importância de divulgar a pesquisa – que foi objeto de análise deste encontro – às demais prefeitas do Brasil, com a intenção de traçar o perfil destas gestoras e, a partir disso, estabelecer estratégias que estimulem a participação feminina na esfera da política nacional.
Ainda nesta segunda, Paula participa, até as 18h, da Plenária de Prefeitos, no Caminho Niemeyer.
Foto: Divulgação
Início da Reunião
A 73ª edição do evento começou na tarde deste domingo (6), com um coquetel de abertura realizado na Fortaleza de Santa Cruz da Barra – construído em 1612, o local encontra-se na baía de Guanabara e é referência histórica e turística do município de Niterói.
Na ocasião, a prefeita esteve na companhia de diversas autoridades nacionais e internacionais, entre elas o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior; o prefeito de Curitiba, Rafael Greca; o embaixador da França, Michel Miraillet; e o representante da Agência Francesa de Desenvolvimento, Philippe Orliange. Os pronunciamentos do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e do presidente da FNP, Jonas Donizette, também marcaram o início do evento.
Paula segue até esta terça-feira (8) em Niterói para participar das demais atividades previstas pela FNP. O cronograma engloba seminários, mesas de debate, oficinas e um encontro das lideranças municipais com pré-candidatos à Presidência da República, que vai resultar na composição de um documento – a Carta aos Presidenciáveis.