PSDB – RS

Pedro Pereira: Cientista espanhol que utiliza o azeite de oliva no combate a doenças visita Porto Alegre.

f1-guerreiro-agencia-alrsEm visita ao Estado, o médico espanhol José Juan Gafório, um dos mais conhecidos cientistas do mundo que utiliza o azeite de oliva em pesquisas que evidenciam que esse líquido extraído a partir das azeitonas é capaz de combater diversas doenças e enfermidades, esteve na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Ele foi recebido, pela presidente do Parlamento, deputada Silvana Covatti (PP) e pelo líder da Bancada do PSDB, deputado Pedro Pereira.

O cientista estava acompanhado pelo presidente da Associação Rio-Grandense de Olivicultores (ARGOS), Guajará de Jesus Oliveira, e representantes do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI). No encontro, Gafório falou de suas pesquisas, da importância de implementar ainda mais a olivicultura no Brasil e da parceria para realização de estudos científicos no Rio Grande do Sul. Em Ijuí, no noroeste gaúcho, será inaugurado o primeiro Centro de Pesquisas do Tratamento de Doenças e Enfermidades do Brasil.

De acordo, com o deputado Pedro Pereira, “é uma grande iniciativa e esses testes serão realizados somente com o azeite de oliva. Representa que podem sair daqui da nossa terra, medicamentos capazes de combater diversas doenças, inclusive o câncer” comemorou. O parlamentar tucano disse ainda, que atua na defesa dos produtores das oliveiras, e ressaltou que “a região sul do Estado é a pioneira em olivicultura e que o munícipio de Canguçu, já tem em torno de 400 hectares ocupados por esta cultura.

O Centro de Pesquisas será inaugurado oficialmente nesta quinta-feira (13) no HCI. Os trabalhos serão coordenados pela doutora Olvania Basso Oliveira, médica nefrologista. Na Espanha, José Juan Gafório, é professor e diretor do doutorado em laiotecnia da Universidade de Jeén. Seus estudos são publicados em revistas científicas em todo o mundo, principalmente os que que demostram resultados eficazes no tratamento e prevenção de doenças como, por exemplo, o câncer e a hipertensão arterial.

 

Texto: Rafael Ribeiro – MTE 17665/RS
Foto: Guerreiro – Agência ALRS

Ver mais