Os Hospitais de Pequeno Porte (HPP) do Estado, existentes em 86 cidades, estão sendo transformados em Pronto Atendimento de Urgências, após uma decisão publicada através da Portaria nº 64/2018 da Secretaria Estadual da Saúde (SES). A determinação do Governo do Estado, está causando indignação e preocupação nos prefeitos desses municípios. O assunto foi discutido na Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (16).
O deputado Pedro Pereira (PSDB) é médico há 35 anos e criticou o Governo do Estado que, segundo ele, pouco fez pela saúde dos gaúchos. “Ao invés de fechar leitos e rebaixar o perfil desses hospitais, o Estado e a União deveriam investir, com mais recursos para a área. Os Hospitais regionais estão lotados e não conseguem atender os seus moradores. Eu tenho a certeza, que se houvessem investimentos nos pequenos hospitais, dando boas condições para o atendimento ao paciente, resolveria 80% dos casos de saúde no próprio município e não sobrecarregaria os grandes”, declarou.
O parlamentar tucano também parabenizou os prefeitos que investem recursos de outras áreas na Saúde. “Sabemos que a emenda 29, diz que a União deveria repassar 10%, o Estado 12% e os municípios 15%. Na realidade a União repassa em torno de 5%, o Estado menos que 10% e os municípios em torno de 30%. Se não fosse isso, com certeza muitos desses hospitais estariam fechados. Por isso, prefeitos, considero vocês como grandes heróis e heroínas” salientou.