O deputado Pedro Pereira (PSDB) participou na manhã desta terça-feira (29), no Palácio Piratini, em Porto Alegre, da divulgação de um investimento privado de mais de R$ 3,5 bilhões para implantação da Usina Termelétrica Ouro Negro, em Pedras Altas. O anúncio foi feito pelo governador José Ivo Sartori, juntamente com o presidente Silvio Marques Dias Neto, da empresa Ouro Negro Energia, responsável pelo projeto e obra. Para Pereira “este grande empreendimento vai alavancar a economia no sul do Estado, com geração de energia, empregos e renda para as famílias”.
A termelétrica será movida a carvão e terá capacidade de produção de 600MW de potência, dividida em duas unidades. A previsão é que a conclusão da obra termine em 2020 e comece a operar no ano seguinte. Somente na construção, a estimativa é que sejam gerados aproximadamente 4 mil empregos e outras 500 vagas diretas na operação. As obras irão iniciar após o licenciamento ambiental. Segundo o deputado tucano, o munícipio de Pedras Altas vai crescer economicamente, e também vai contribuir com o fortalecimento das cidades vizinhas e de toda a região.
Estiveram presentes o secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco; a secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini; o secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio Minetto; os vereadores e o prefeito de Pedras Altas, Fábio Luiz Martins de Tunes; e os vereadores e o vice-prefeito de Candiota, Paulo Brum.
Texto: Rafael Ribeiro
Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini