A noite de domingo (18) foi de alegria e emoção para o público que acompanhou o último show da Virada Cultural, comandado pelo músico Kako Xavier e acompanhado pelo grupo A Tamborada e outros convidados no Palco Cidade, no Largo do Mercado Central. Além de animar a plateia, os artistas foram testemunhas de um momento histórico para o povo pelotense: a prefeita Paula Mascarenhas, durante a apresentação, assinou o decreto nº 6.130 que declara Pelotas a cidade do Tambor de Sopapo.
Fotos: Gustavo Vara
Com a presença dos secretários de Governo (SMG), Clotilde Vitória, e de Cultura (Secult), Giorgio Ronna, a chefe do Executivo fez questão de declarar sua felicidade em ser a prefeita naquele ato e dedicou o reconhecimento concedido pelo documento ao Mestre Batista – músico integrante do projeto Cabobu, reconhecido pelo manejo com instrumentos musicais como os tambores e falecido em 2012. Em memória do artista, comentou:
“Este decreto representa o Mestre Batista, mas também quem ama a cultura e a história da nossa cidade. São tantas gerações representadas e me sinto muito privilegiada de ser a prefeita neste ato”, finalizou Paula.
Para Kako Xavier, com a assinatura do decreto, Pelotas celebra e se reconhece como a cidade do Tambor de Sopapo – instrumento desenvolvido durante o período das charqueadas pelos escravos, confeccionado com casca de árvore e couro de cavalo.
“Esta é uma noite especial para nós que vivemos este projeto, por isso convidamos tantos amigos para dividirem este momento com a gente”, declarou o artista.
O público que assistiu ao show até o início da madrugada de segunda-feira (19), participou cantando e dançando as músicas de Kako e do grupo Tamborada, que chamaram a plateia para interagir através das letras das músicas como a que fala da Praia do Laranjal, de onde os artistas são oriundos: “eu sou de um lugar legal, eu sou da Praia do Laranjal”.
Prefeita participou da Virada
A prefeita acompanhou durante todo o domingo as atividades da Virada Cultural. Assistiu aos shows realizados no Palco Cidade no Largo do Mercado Central – como do instrumentista Renato Borghetti e do Grupo de Cultura Popular Zingado, de Caxias do Sul (RS) -, e visitou os outros espaços anexos, como o Largo do Theatro Guarany – que recebia mais uma edição do Comida de Rua – e as peças cômicas de stand up no Tablado Cênicas. Durante as apresentações, esteve acompanhada pelo vice-prefeito Idemar Barz e dos secretários Ronna e Clotilde.