
Exercendo o quarto mandato como governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) apresentou hoje, em Porto Alegre, os resultados do Programa Modernizando a Gestão Pública, implementado na administração do Estado com a ajuda do Movimento Brasil Competitivo (MBC).
A palestra integra o evento Brasil de Ideias, promovido pela Revista Voto, e ocorreu no Sheraton Hotel, ao meio-dia, para convidados. Como debatedores, participaram os empresários Jorge Gerdau, presidente do conselho superior do MBC, e Claudio Gastal, presidente-executivo do movimento.
Desde 2011, Perillo conta com o apoio do MBC para colocar em prática o programa de modernização, que inclui a adoção de políticas para melhorar a gestão, com foco em cinco áreas: educação, saúde, gestão e planejamento, segurança pública e ambiente.
Durante a palestra, o governador falou sobre o processo de adoção do programa e seus efeitos. Um dos destaques envolve a área da educação: em três anos, Goiás saltou do 16º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para o 1º lugar, no desempenho do Ensino Médio.
O Programa Modernizando a Gestão Pública é uma iniciativa do MBC, cujo objetivo é apoiar projetos de melhoria da competitividade das organizações privadas e da qualidade e produtividade das organizações públicas.
Entre as metas da iniciativa – já implementada em 14 Estados, 13 municípios, sete ministérios, duas secretarias da Presidência e dois órgãos do Judiciário –, estão o aumento da receita, a redução dos gastos e a melhoria de índices em áreas como saúde, educação e segurança. O programa já ultrapassou a marca dos R$ 14,5 bilhões em aumento de receitas e otimização de despesas nas cidades e nos Estados onde foi executado.
Zero Hora | Notícias | p. 27