Brasília – A economia brasileira teve retração de 0,2% no primeiro trimestre, na comparação com o trimestre anterior, e de 1,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Os números negativos, de acordo com editorial do jornal Valor Econômico publicado nesta terça-feira (2), são apenas o indício de um quadro mais negativo que deve se apresentar nos próximos meses.
O texto do Valor cita que “o pior ainda está por vir”, e destaca que o mercado tem revisto para baixo suas projeções para o PIB de 2016. Outros dados mencionados pelo editorial são a queda no consumo das famílias brasileiras – elemento que o governo do PT apontou como maior motor para o crescimento da economia – e a perspectiva de menor investimento por parte de grandes empresas, como a Petrobras, envolvida em escândalo de corrupção.
O deputado federal João Gualberto (PSDB-BA) concorda com a avaliação de que o quadro da economia tende a se deteriorar ainda mais e destaca que o momento de retração atual é reflexo de um panorama já indicado há anos, quando a oposição alertou para os equívocos administrativos do governo.
O tucano ressalta que a população mais pobre é a mais penalizada pelas falhas da gestão Dilma: “as pessoas temem o desemprego e estão deixando de investir. Gente que poderia estar construindo sua casa própria prefere esperar um pouco”, ressalta.
Gualberto ainda critica o governo pelo fato de a gestão Dilma não sinalizar com ações efetivas para a reversão da crise. “Com tudo o que estamos vendo, o mais indicado seria o governo reduzir sua máquina, mostrar que quer economizar. Mas prefere, em vez disso, aumentar juros”, diz.
Infraestrutura
O texto do Valor Econômico diz que o programa de concessões que o governo federal deve anunciar em junho tende a ter “pouco efeito a curto prazo”. João Gualberto também questiona a capacidade de a proposta petista resultar em efeitos positivos à população: “tudo depende de como eles forem fazer as concessões. Se eles fizerem aos moldes do PSDB, como feito durante o governo de Fernando Henrique, pode dar certo. Mas se fizerem como o PT tem realizado, buscando artificialmente o melhor preço sem observar a qualidade, não deve acrescentar”.
Segundo Gualberto, a questão da infraestrutura tem sido um dos principais legados negativos do PT para a economia. O tucano cita obras anunciadas para o Nordeste, como a Ferrovia Leste-Oeste e o Estaleiro de Maragogi: “são projetos que estão parados e, como consequência, contribuindo para o desemprego – em uma situação que repercute em todas as áreas”.