Foi lançado, na tarde desta segunda-feira (10), o Programa Comunidade Empreendedora, uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado que estimula o empreendedorismo entre moradores dos residenciais faixa um do Minha Casa Minha Vida (MCMV). A primeira capacitação, que segue até sexta-feira (14), começou logo após o lançamento, às 16h30min, no salão de festas do Residencial Azaleia.
Fotos: Marcel Ávila
No primeiro momento, sete dos dez condomínios – Acácia, Azaleia, Jardins do Obelisco, Haragano, Montevideo, Amazonas e Roraima – foram beneficiados. A preferência era pelos moradores que estivessem mais próximos, para que não precisassem gastar com transporte, porém houve interesse de alguns moradores mais distantes.
“A Secretaria de Habitação já tem um trabalho para que as relações solidárias se fortaleçam e diminuam os conflitos nos condomínios do Minha Casa Minha Vida. Agora estamos dando um passo à frente para estimular essas pessoas a viverem melhor, mostrar que elas são capazes de empreender com formação qualificada e acompanhamento, que pode resultar, inclusive, em apoio financeiro efetivo, o microcrédito. É uma feliz integração entre o Estado e o Município, com a parceria de uma agência de desenvolvimento social, que farão um trabalho social e econômico para gerar uma melhor qualidade de vida”, disse a prefeita Paula Mascarenhas, que espera que o programa possa ser levado a outros condomínios e para outros grupos, ao tornar-se uma política pública.
O titular da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF), Ubirajara Leal, conta que o projeto foi pensado e elaborado em 30 dias, após a união dos parceiros. A equipe identificou a necessidade e o potencial dos moradores para alternativa de geração de trabalho e renda. “Nós plantamos essa semente eficaz e eficiente e esperamos que possa se tornar uma política pública.”
O coordenador do Programa Gaúcho de Microcrédito da Secretaria Estadual do Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sdect), Jorge Imperatore, enfatizou que “mais do que o anúncio de um programa, presenciamos o início de uma ação pública convergente que, para além do intuito de promover a geração de trabalho e renda, congrega, de forma sistêmica, a Prefeitura de Pelotas, o Governo do Estado, instituições de ensino e de crédito, na constituição de um Ecossistema Empreendedor que visa a disponibilização das estruturas necessárias à formação de novos empreendedores e, principalmente, a sustentabilidade dos seus negócios”.
Também participaram da cerimônia os secretários da Fazenda (SMF), Jairo Dutra; e o de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), Jacques Reydams; o professor da primeira turma e representante da Agência Besouro, Matheus Rosário; e a equipe da SHRF.
O programa
O Programa Comunidade Empreendedora, coordenado pela SHRF, oferece alternativas para a geração de trabalho e renda para moradores dos residenciais faixa um do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) que poderão se tornar empreendedores.
Primeira aula da capacitação, com o professor Matheus Rosário. Fotos: Gustavo Mansur
Após essa etapa, com as empresas montadas e os empreendedores capacitados para gerenciá-las, poderão ter acesso ao microcrédito, com o apoio do Estado, com uma forma menos burocrática de acessar recursos para investir no negócio.
Nesta primeira etapa, a Agência de Fomento Social Besouro viabilizará a formação de 39 empreendedores dos residenciais e a incubação de suas empresas. Será um projeto-piloto, sem custos para o Município.