PSDB – RS

Prefeitura convida para cadastramento Cartão Viamão Saúde

cadastramento carto saudeA Prefeitura de Viamão, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), prevê a informatização e a integração de todas as unidades de saúde do município. Outra novidade é a criação do Cartão Viamão Saúde, que possibilitará que os dados do paciente e de todo o atendimento recebido sejam registrados em um cadastro único – consultas médicas, exames, medicamentos retirados das farmácias dos postos, vacinas, entre outros.

O lançamento e o início do cadastramento do Cartão aconteceu no último sábado, 15 de fevereiro, durante o programa Prefeitura Perto de Você que ocorreu na região das Augustas. Durante o sábado, o cadastramento – incluindo registro biométrico para emissão dos cartões de identificação dos pacientes – ocorreu nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Augusta Meneguine, Augusta Marina, Monte Alegre e Cecília. Foram contabilizados 291 atendimentos nestes locais, no primeiro dia.

A secretária de saúde, Sandra Sperotto, ressalta que todo cidadão deve se cadastrar. “Estamos construindo um calendário de cadastramento que irá passar por todas as unidades de saúde do município, mas os moradores podem se registrar em qualquer um dos locais onde esteja ocorrendo”. Neste momento, além das UBS da região das Augustas, os cadastramentos podem ser realizados em quiosques da prefeitura que estão nas praças Júlio de Castilhos (centro) e Santa Isabel, além da Secretaria de Saúde. É preciso apresentar documentos de identidade e CPF, além do comprovante de residência.

Sandra explica ainda que existe a previsão que até o final do mês de junho 40% da população já deva estar inserida no sistema Cartão Viamão Saúde. E, até agosto, toda a população deverá estar cadastrada no atual sistema.

Outra novidade será a implantação de uma central de relacionamento que possibilitará o agendamento de consultas por telefone – a ligação será gratuita. Conforme a Secretária, a previsão é que a central comece a funcionar a partir de 4 de julho. “As pessoas não precisarão faltar ao emprego para conseguir uma consulta ou exame, ficando horas nas filas. O agendamento será feito por telefone, aumentando a rapidez e a capacidade de atendimento”, destacou

Ver mais