Na manhã de hoje, (02), o Prefeito Luiz Augusto Schneider, esteve reunido com o Representante da EMATER, Sr. Emanuel , com o Secretário de Agricultura, Wilson Mateo Dornelles, o Diretor do Colégio Agricola Municipal, José Carloto, os Engenheiros, Vilmor Antonello e Lairton Fortuna.
O projeto discutido tem como objetivo oferecer cursos de capacitação para a família de pescadores, técnicos, produtores e estudantes em técnicas de propagação artificial de peixes, conservação ambiental, e técnicas de criação de peixes, com a dificuldade de muitos pescadores em se adequarem às questões legais e ambientais para atuarem no Rio Uruguai, há também a questão do período da Piracema, onde fica proibida a pesca em defesa ao ciclo de reprodução e manutenção das espécies.
O projeto iniciará com a construção de 10 tanques para piscicultura, as obras serão no Colégio Agrícola Municipal – CAM – Dr. Luiz Martins Bastos, os tanques além de servirem para a capacitação das famílias no conhecimento da técnica, servirá também para o ensino dos alunos do CAM, nas aulas práticas. O curso de capacitação do Projeto terá um ciclo de um ano para cada família, onde cada uma terá um tanque para desenvolvimento de estudos e técnica de criação, portanto, no primeiro ano, serão 10 famílias contempladas.
Paralelo ao Projeto será realizada pesquisa para outras formas de manejo de peixes, como, por exemplo, a criação em tanques de Rede. Este é um dos projetos mais inovadores voltados ao trabalho de renovação da pesca e sustentabilidade ambiental, já realizados em Uruguaiana. O projeto trás também, o repovoamento de espécies do Rio Uruguai, açudes e barragens, além de dar uma recomposição dos estoques pesqueiros no O trabalho visa também divulgar conceitos de educação ambiental, com foco nos recursos pesqueiros, aumentando a consciência ecológica da população.