Em breve a comunidade do bairro Santo Afonso contará com uma nova Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI). O terreno localizado na Rua Montevidéu, 890, que antes abrigava a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Olavo Bilac, agora será sede da EMEI de mesmo nome. Para marcar o início das obras, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Educação (SMED) reuniu, na manhã de quinta-feira, 28, alunos, professores e a comunidade do bairro para a assinatura do documento que autoriza a construção. “Precisamos sempre investir em educação e isso passa pela estrutura física das escolas. É preciso garantir um local adequado e seguro para professores e alunos”, afirmou a prefeita Fátima Daudt.
A decisão de oferecer mais vagas para creche foi tomada a partir da demanda apresentada pela comunidade do bairro. O projeto da nova escola foi elaborado pela equipe da Prefeitura de Novo Hamburgo e leva em consideração as necessidades específicas para o atendimento de bebês e crianças pequenas e as condições climáticas da região. “Esta escola será de extrema importância para esta comunidade que há muito tempo demanda por mais vagas na Educação Infantil. O projeto foi desenvolvido levando em consideração as características da cidade”, explicou a secretária de Educação, Maristela Guasselli.
O prédio de 1.157,18 m² contará com oito salas referência com solário, biblioteca, cozinha, dois depósitos, lactário, quatro dormitórios, lavanderia, refeitório, sala de reuniões, diretoria, sala de professores, quatro áreas de troca/higienização, área de amamentação e secretaria. O investimento na obra será de R$ 2.195.085,03 e a escola deverá ser entregue no primeiro semestre de 2020.