PSDB – RS

Presidida pelo PSDB, comissão debate crise na Ucrânia na quarta-feira (26)

ucraniaBrasília (DF) – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional promove audiência pública nesta quarta-feira (26) para debater a crise na Ucrânia, após as recentes manifestações populares, mudanças políticas e a ocupação, por parte da Rússia, do território da Crimeia. O debate ocorrerá a partir das 11h no plenário 3. A discussão ocorre por proposta do presidente da comissão, Eduardo Barbosa (PSDB-MG), e do deputado federal Ângelo Vanhoni (PT-PR).

Foram convidados para debater o tema com os deputados o presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileira, Vitorio Sorotiuk; o presidente da Sociedade Ucraniana do Brasil (SUBRA), Roberto Oresten; e um representante do Ministério das Relações Exteriores.

Barbosa e Vanhoni ressaltam que o Brasil e a Ucrânia estabeleceram relações diplomáticas há mais de 20 anos e que a comunidade proveniente desse país exerceu forte influência na formação da cultura brasileira.

Segundo os parlamentares, a Ucrânia passa por uma conjuntura atípica, sendo hoje, alvo de deslocamento de forças militares de importantes forças internacionais, além de ter um de seus territórios ocupados por exércitos russos.

Os deputados lembraram que a política externa brasileira traz entre seus princípios o respeito à soberania e a autodeterminação dos povos, a solidariedade internacional e a resolução pacífica de conflitos.

Do Portal do PSDB na Câmara

Ver mais