PSDB – RS

Projeções para o PIB de 2016 pioram pela sexta semana seguida, diz boletim Focus

economia-bovespa-foto-fabio-pozzebom-abr-300x204Brasília (DF) – A cada dia que passa, as expectativas do mercado financeiro para a economia brasileira pioram. Desta vez, de acordo com o boletim Focus, as projeções de queda para o Produto Interno Bruto (PIB) receberam revisões negativas pela sexta semana seguida, passando de 3,40% para 3,45%. Já as estimativas de crescimento para 2017 continuam estagnadas em meros 0,5%.

As informações são de reportagem desta segunda-feira (29/02) do jornal Valor Econômico. Segundo a publicação, além da herança negativa deixada por 2015, os economistas passaram a incorporar na projeção do PIB a análise de que o ajuste fiscal e a recuperação econômica do país serão mais graduais que o esperado. Isso se reflete nos índices de confiança, que registram a incerteza dos investidores quanto à saída do Brasil da crise.

A projeção para a produção industrial neste ano também caiu, de -4,40% para -4,50%. Essa é a sétima queda seguida registrada pelas cerca de cem instituições que compõem o Focus. Já a expectativa para 2017, que era de avanço de 1% na indústria, foi revista para 0,8%.

Os resultados ruins na economia se refletem também no mercado de trabalho. Enquanto o IBGE registrou uma alta de 7,6% no desemprego, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) apontou o fechamento de quase 100 mil vagas com carteira assinada em janeiro deste ano.

Ver mais