O ataque à escola infantil Cantinho do Bom Pastor, que deixou quatro crianças, com idades entre três e sete anos, mortas em Blumenau, Santa Catarina, está motivando uma série de ações visando a prevenção de atos como este em outros ambientes escolares. Pensando nisso o deputado estadual Kaká D’Ávila (PSDB) protocolou, nesta quarta-feira (12), projeto de lei na Assembleia Legislativa propondo cinco medidas para que o Estado ofereça mais segurança às escolas públicas.
O projeto de Kaká cria o programa Escola Segura e determina o estabelecimento da presença permanente de agentes de segurança; instalação de detectores de metais na entrada das escolas; uso de “botão de pânico” em todas as salas de aula; câmeras de circuito interno; e instituição de núcleos de atendimento psicológico. “Sabemos que não basta apenas equipamentos de segurança e mais efetivos na porta das escolas. Também é necessário pensar no atendimento psicológico dos alunos, prevenindo todo e qualquer sinal de conduta violenta”, enfatizou Kaká.
A proposição ficará em período de pauta durante dez dias, onde o texto fica sujeito a emendas de outros parlamentares. Passada essa etapa, o projeto de lei segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia.
Texto: Luís Gustavo Machado (Jornalista – MTE 15280)