PSDB – RS

PSDB 25 anos – Discurso do ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso

FHC-foto-George-Gianni-PSDB-300x200Leia abaixo a íntegra do discurso do ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, nesta terça-feira (18), na cerimônia de lançamento da exposição comemorativa dos 25 anos do partido.

Boa tarde a todos, companheiros, companheiras e amigos todos aqui presentes.

Eu tenho uma enorme alegria de estar aqui hoje, não tanto pelo aniversário, 82 anos não dá para ter alegria, de qualquer maneira, estar vivo dá para ter alegria e estar com companhias, como estamos aqui cercados hoje, dá para ter alegria.

Mas a alegria vem de outra coisa, vem do fato de ver como o Brasil tem se transformado e para melhor. Ao passar pelo corredor, que o senador Aécio Neves acaba de inaugurar, deu para ver o esforço que nós fizemos nos últimos 25 anos. E não fomos os únicos, antes de nós outros fizeram esforços. Nós mesmos lutamos pela democracia nas Diretas Já, outros nas cadeias, outros na tortura, outros no exílio, outros trabalhando aqui. Ou seja, o Brasil se faz pela construção de todos os lares brasileiros.

Nós só queremos uma coisa, que a nossa parte também seja reconhecida.

Isso aqui é apenas uma pequena mostra do que nós fizemos, sem falar no muito que está sendo feito nos estados governados pelo PSDB e muito que vamos propor a fazer, e que faremos daqui para frente. E esse, “que faremos”, tem a ver com a firmeza que vem de longe. Nós fizemos uma porção de coisas e essas coisas sempre com objetivos claros. O primeiro é a democracia, o segundo é que é preciso melhorar a vida do povo, é preciso da um grau positivo de educação, saúde, de perspectivas de futuro ao povo brasileiro. E o terceiro não se faz nem se assegura à crença na democracia, nem se consegue avanço concreto para o povo se não houver uma direção econômica estabelecida e bem feita, e o termômetro disso é a inflação. Quando a inflação começa a inquietar o povo se inquieta. E se inquieta por quê? Porque ele sente que o que está montado começa a desmoronar.

Hoje nós estamos num momento do Brasil muito vibrante e o Brasil tem uma nova geração que vai às ruas, e uma das razões para ir as ruas é que é preciso ter essa experiência de participar, mesmo que seja uma participação ainda um pouco sem se saber para que lado vai, mas eu estou aqui para construir o Brasil. Esse é o sentimento do povo na rua. Estar aqui para construir o Brasil. Então é importante que exista essa possibilidade, esse sentimento que depende também da democracia. Muitos de nós quando tentávamos ir para as ruas íamos para as cadeias. Isso acabou.

Agora que nós vamos para as ruas e vemos elas vibrarem, temos que prestar atenção. Primeiro, que não é por acaso, há um certo mal estar, e esse mal estar deriva de muitas coisas mas também começa uma certa carestia. O dinheiro já não chega tão bem como chegava até pouco tempo. Por outro lado, melhoramos em muitas coisas, porque negar? Melhoramos e queremos mais. O momento de afirmação. Pois bem, essa exposição é para mostrar simplesmente que nós demos uma contribuição e estamos dispostos a continuar a cooperar com o Brasil e sempre com este sentimento, de que ninguém faz nada sozinho, só se faz de mãos dadas, fazemos unidos.

O PSDB está unido, mas quer estar junto com todos os brasileiros que têm este sentimento que está por todos os lados. Mas precisamos de mais e vamos cobrar, humildemente e com respeito àqueles que querem e podem fazer mais. Vamos dar também a nossa parte fazendo o que nós podemos fazer. Estou convencido de que faremos muito.

Não quero falar mais, fico muito agradecido. Gostaria de ver um pouco mais da exposição e espero que todos aqui no Congresso Nacional e que aqui visitam, possam perceber uma contribuição que foi dada com humildade, mas com muita seriedade e com certeza estamos dispostos a dar muito mais.

Obrigado a todos, obrigado Aécio, eu confio na condução do nosso partido.

http://www.psdb.org.br/nos-25-anos-do-psdb-fhc-exalta-legado-tucano-e-o-momento-de-afirmacao-do-povo-brasileiro/

Ver mais