PSDB – RS

PSDB é referência no combate ao trabalho escravo

Deputado estadual Carlos Bezerra Jr
Deputado estadual Carlos Bezerra Jr.

São Paulo – No sábado, 20, a Folha de S. Paulo publicou o artigo “Reaproximação”, que fala sobre a aproximação entre políticos e movimentos sociais. Um dos grandes feitos tucanos nessa área é a nova Lei Paulista contra o Trabalho Escravo, criada pelo líder do PSDB na Assembleia Legislativa de São Paulo, Carlos Bezerra Jr., e sancionada na íntegra pelo Governador Geraldo Alckmin.

O texto relata como a semente do combate ao trabalho escravo foi plantada pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso em 1995, quando o Brasil finalmente reconheceu oficialmente o problema diante da ONU. De lá para cá, o grupo criado para combater o problema ganhou fôlego, multiplicou o número de prisões, mas a causa esbarrava em conchavos políticos que tiraram grandes empresas da Lista Suja do Trabalho Escravo.

“Enquanto isso, em São Paulo, algo novo surgia. O deputado estadual Carlos Bezerra Jr. (PSDB) aprovou uma lei que cassa inscrição estadual de empresa flagrada. Na prática, inviabiliza sua atuação. Para os entendidos, é a ação mais ousada contra o escravismo hoje.”, afirma o jornal Folha de S. Paulo.

Não é a primeira vez que a medida é tida como referência. A Organização das Nações Unidas (ONU) referendou a legislação como o maior avanço mundial no combate ao trabalho escravo moderno. Uma das mais importantes ONGs contra a escravidão mundial, a Free the Slaves, pretende aplicar medida semelhante nos países da África e Ásia. A proposta ainda motivou parceria com a embaixada norte-americana para a criação de um fórum para o desenvolvimento de legislações internacionais no tema.

Confira a íntegra do artigo de Ricardo Mendonça, da Folha de S.Paulo, clicando AQUI.

Do PSDB-SP

Ver mais